Você acha que o frio da manhã espanta? Ledo engano, pelo contrário. É dia de descansar, passear, saborear quitutes e justamente o clima é o protagonista
Aberto oficialmente na noite de quinta-feira (1º de junho), o Recanto do Pinhão Aracy Paim 2023 contará com mais de 130 atrações regionais do universo da música, dança e teatro durante seus 24 dias - até 24 de junho. As soberanas da realeza da 33ª Festa Nacional do Pinhão, rainha Mariane de Carvalho Vialli, primeira princesa, Ana Maira Scos da Rosa de Oliveira, e segunda princesa, Maria Gertrudes Brusius, atribuem um toque de beleza e elegância ao evento.
O domingo de outono (4 de junho) está marcante por sete apresentações no palco do Espaço Cultural Aristiliano Ramos, no Calçadão da Praça João Costa, centro de Lages. Clima agradável, com temperaturas de 12ºC a 22ºC e Sol em um céu azul forte.
Diversidade para atender a gostos de multivalência: Boteco Resenha,Willian Oliver, Rogério Blum, Musical Raízes Sertanejas, Luis Bastos, Leandro Marx e Grupo Tchê Loko. Ninguém fica parado com tantas músicas e entusiasmo vindo dos artistas locais e regionais.
Pela manhã aconteceu a gravação do DVD Boteco Resenha, com espetáculos de Clynnton, Paulinho Guazzelli, Welington Graeff, Sabrina Taiana, Rafael Lúcio e Alexandre Branco. Apresentação de Mário Motta, Giraia Sauceda e Suellen Moraes (Suellen Resenha) e produção pela Imagem TV. Na ocasião, espectadores foram presenteados.
Giraia Sauceda e Suellen Resenha são criadores dos projetos Programa Resenha, que completa seis anos em 2023 e Podcast Resenha, este há dois meses, o caçula, ambos na HTV Lages, bem como Boteco Resenha e Dançar Passarela. Este último comemora 15 anos este ano e será gravado seu 3º DVD, no Recanto do Pinhão Aracy Paim e no palco nacional da 33ª Festa Nacional do Pinhão. A noite de sábado (3 de junho) foi agitada com a Praça João Costa lotada de pessoas querendo cantar, dançar e saborear pratos à base de pinhão e bebidas quentes.
Lojas com vitrines temáticas decoradas, ônibus de longe e artesanato na Praça João Ribeiro
As ruas Coronel Córdova, Correia Pinto, Nereu Ramos, Aristiliano Ramos e Emiliano Ramos estão repletas de lojas de vestuário, cosméticos e perfumaria ornamentadas com elementos alusivos a 33ª Festa Nacional do Pinhão. Um colírio positivo aos olhos dos consumidores.
Nos estacionamentos, ônibus com placas de cidades longínquas, comprovando a procura por Lages para diversão e degustação da gastronomia de outono e inverno. E na Praça João Ribeiro (Praça da Catedral Diocesana) e no Largo da Catedral, em frente à matriz da padroeira Nossa Senhora dos Prazeres, turistas posam para fotografias em família e selfies, e podem levar para casa artigos de artesanato para vestir-se, brincar e enfeitar o lar.
Gralhas e suas pilchas coloridas, Carreta da Alegria e voo de helicóptero
O casal mascote de gralhas azuis hospeda o público para fotografias e um totem (painel vazado para foto) com troca de faces para registro transforma meninos e meninas nas aves mais populares da Festa Nacional do Pinhão. Pelas ruas do Centro, a Carreta da Alegria diverte as pessoas, com passeios rápidos e as danças inconfundíveis de personagens que arrancam gargalhadas de crianças e adultos - Fofão, Homem-Aranha, Máskara e Super Mario Bros. No céu de outono, voos panorâmicos de helicóptero revelam as belezas de Lages vistas de cima.
Como estão fiscalização, limpeza, proteção coletiva, trânsito e segurança?
Servidores municipais do departamento de Fiscalização de Serviços Públicos, da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, monitoram as atividades no Calçadão da Praça João Costa, enquanto outra equipe de profissionais da prefeitura opera os trabalhos constantes de manutenção da limpeza da Praça para o conforto dos visitantes. Agentes da Defesa Civil monitoram as condições estruturais do evento. Na parte de mobilidade, agentes da Diretoria de Trânsito (Diretran) prezam pela ordem. E na segurança, a Polícia Militar (PM) está atenta à movimentação.
Da gaúcha Três Arroios para Lages
Domingo de Recanto do Pinhão Aracy Paim com turistas abrindo o primeiro fim de semana do evento, diretamente das cidades catarinenses Armazém, Florianópolis, São José, Itajaí, Blumenau, Brusque, Navegantes, Urussanga e Canoinhas, e da paranense Umuarama. Os visitantes de Lages estão em peso: Bairros Coral, São Cristóvão, Araucária, Centro, entre outros.
Estudante universitário da 3ª fase de Engenharia Florestal e estagiário na Quiron Digital, empresa incubada no Orion Parque, João Victor Schimalski nasceu em Canoinhas e está em Lages com a família há 12 anos, depois que seu pai Marcos, engenheiro cartográfico, passou em um concurso público para lecionar aulas no Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Seus pais são naturais de Lapa, região Sudeste do Paraná, perto de Curitiba.
Sua mãe, Leila, é professora do ensino fundamental (6º ano 9º ano), em uma escola particular em Lages. Sua irmã, Isabela, de sete anos, é a única lageana desta família moradora do bairro Coral.
Eles aproveitaram o domingo ensolarado e ver e ouvir as atrações do Recanto do Pinhão. “Todo ano a gente vem no Recanto do Pinhão. No Parque nunca fui, ainda. No Recanto temos a cultura, atrações e a comida, que é muito boa. Mesmo que um dia eu saia de Lages para trabalhar após formado, um dia eu volto, porque eu adoro esta cidade”, revela o jovem.
Do bairro Coral para Três Arroios, Noroeste do Rio Grande do Sul, próxima a Erechim. E deste município com aproximadamente três mil habitantes, famoso por ser o Príncipe dos Vales do Alto Uruguai e pela 22ª Festa Estadual do Porco em Pé, realizada em maio, saíram os turistas motociclistas Marcos Anzolin, educador físico, e Jaqueline Anzolin, professora, para visitar um lugar que, para eles, é aconchegante e sempre parada certa no mapa: A Serra Catarinense.
Este domingo (4 de junho) foi a terceira vez de sua passagem por Lages, porém, a segunda no Recanto do Pinhão Aracy Paim, agora vindos de Urubici. Na próxima semana, no feriado prolongado de Corpus Christi (8 de junho), o casal voltará ao roteiro catarinense e pretende novamente estar em Lages, rumo a Balneário Camboriú.
Em busca de pratos típicos, Marcos e Jaqueline não resistem ao entrevero e à paçoca de pinhão. “Lages está maravilhosa, acolhedora. A gente gosta demais”, resume Jaqueline, ao mencionar que iria avisar à filha que está no Mato Grosso, e ao filho, em Porto Alegre, sobre a divulgação de seu passeio por Lages. “Das outras vezes vínhamos pela BR-282, e hoje viemos pela SC-114, então pudemos conhecer Lages por outros ângulos”, comenta Marcos Anzolin, que possui parentes em Lages. O casal concluiu sua participação em Lages recebendo um amigo que veio do Rio Grande do Sul exclusivamente para vê-los no Recanto do Pinhão, e em seguida já retornaria ao Rio Grande do Sul.
E na segunda-feira?
A segunda-feira (5 de junho) seguirá com quatro shows no Recanto do Pinhão Aracy Paim. A previsão do tempo indica temperaturas entre 12ºC e 22ºC, sem chuva. A agenda será a seguinte:
16h - Matheus Pereira e Banda
17h - Gabriel Roters
18h - Israel Kennedy
19h30 - SHOW GOSPEL
As exibições do Recanto do Pinhão Aracy Paim 2023 iniciam em horários variáveis, a depender do dia da semana - às 10h, ou 11h, 14h, 15h ou 16h e encerram às 19h, 19h30min ou às 20h. No Recanto do Pinhão, situado no Calçadão da Praça João Costa, “delícias” da Serra em boxes administrados por entidades filantrópicas selecionadas por edital, com opções de pratos e iguarias da gastronomia tradicional e típica à base de pinhão, como paçoca de pinhão e entrevero, e bebidas - quentão, ponche, chocolate quente e cappuccino. Pipoca, cachorro-quente, milho cozido, churros, pé de moleque e cocada têm de sobra, pois são marcas das celebrações juninas. Horário de funcionamento definido das 9h às 21h30min.
As organizações beneficentes são as seguintes: Associação de Artesanato Tramatusa, Associação Lageana de Escritores (ALE), Associação Serrana dos Deficientes Físicos (Asdf), Associação dos Deficientes Visuais do Planalto Serrano (Adevips), Sociedade de Assistência Social, Educacional e de Apoio aos Desamparados de Lages (Saseadla)/Lar dos Idosos, Associação Bom Samaritano, Casa de Apoio a Pessoas com Câncer Maria Tereza, Cáritas Diocesana de Lages e Lions Clube de Lages Copacabana.
O Recanto do Pinhão Aracy Paim 2023 é promovido pela prefeitura de Lages e Fundação Cultural (FCL), e tem apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Lages, com patrocínio de lojas Pompéia, Fort Atacadista, lojas Honolulu, Koerich, Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), Léia Salão, Santíssima Catarina Sapatos Artesanais, Cambirela Hotel, Francisca Moda Feminina, Reunidas e HS Consórcios. Apoios de Polícia Militar (PM) de Santa Catarina, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, NSC TV, Sistema Catarinense de Comunicações (SCC)/Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), Rádio Clube, Rádio Massa FM, Erva Mate Nativo e Postos Guarujá.
A 33ª Festa Nacional do Pinhão, no Parque de Exposições Conta Dinheiro, será promovida de 2 a 11 de junho, quando milhares de visitantes serão recepcionados em dez dias de pura riqueza de artes, costumes, tradicionalismo, história e a energia de 22 dos maiores nomes e ídolos no topo do cenário musical da atualidade nos estilos sertanejo, pop, rock, soft rock, funk, hip hop, música eletrônica, samba e pagode. Promovida pela Opus Entretenimento e AME Arte, Música e Entretenimento, com apoio da prefeitura de Lages, por intermédio da Fundação Cultural de Lages (FCL), e patrocínio de Brahma e Fort Atacadista. E, neste ano, a Festa Nacional do Pinhão terá um gosto todo encantador e fascinante, pois 2023 será comemorativo aos seus 50 anos, iniciativa de Aracy Paim, que, em julho de 1973, reuniu amigos músicos na Praça João Costa, na primeira versão da Festa.
Texto: Daniele Mendes de Melo
Fotos: Ary Barbosa e Daniele Mendes de Melo
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!