Passar pelo Recanto do Pinhão e não provar um copo de quentão, ponche enfeitado com gemada ou um vinho tinto, com uma porção generosa de paçoca de pinhão temperada é como se a viagem estivesse perdida. Tem de ter!
Turistas serranos, brasileiros de outras estâncias e estrangeiros de distintas querências já aproveitam os primeiros dias do maior evento festivo cultural e gastronômico da Serra de Santa Catarina e um dos maiores da região Sul e do país, a 33ª Festa Nacional do Pinhão, no Parque de Exposições Conta Dinheiro, promovida de 2 a 11 de junho, quando milhares de visitantes serão recepcionados em dez dias de pura riqueza de artes, costumes, tradicionalismo, história e a energia de 22 dos maiores nomes e ídolos no topo do cenário musical da atualidade nos estilos sertanejo, pop, rock, soft rock, funk, hip hop, música eletrônica, samba e pagode.
Contudo, diariamente, desde 1º de junho, as festividades começam mais cedo e seguem até a noite no coração da cidade de Lages, no Recanto do Pinhão Aracy Paim, com espetáculos de música, dança e teatro de “estrelas” locais e regionais ao público no Calçadão da Praça João Costa. Uma novidade é a expansão do número de dias de Recanto do Pinhão. Dos 17 dias tradicionais passou-se a 25 dias totais de festejos - 1º a 24 de junho. E, neste ano, a Festa Nacional do Pinhão terá um gosto todo encantador e fascinante, pois 2023 será comemorativo aos seus 50 anos, uma iniciativa de Aracy Paim, que, em julho de 1973, reuniu amigos músicos na Praça João Costa, na primeira versão do evento.
O terceiro dia de programação artística e cultural do Recanto do Pinhão Aracy Paim 2023 foi repleto de lageanos de berço e de sentimento, moradores, visitantes, turistas e simpatizantes, com intensa movimentação em lojas, lanchonetes, cafeterias e restaurantes da parte central. Casais, famílias e crianças transitando pelas calçadas vestidos com peças que os deixam aquecidos e charmosos para as temperaturas deste sábado (3 de junho), oscilantes entre 8ºC e 22ºC, e um Sol em céu azul.
Nas vitrines das lojas, o requinte de uma decoração bem convidativa aos consumidores e ao turismo, recheada de elementos, como pinhas e grinfas (“grimpas”) e artigos de outono e inverno em tons terrosos e coloridos e, nos restaurantes e cafeterias, opções refinadas à base de café, chocolate e pinhão. Passar pelo Recanto do Pinhão e não provar um copo de quentão, ponche enfeitado com gemada ou um vinho tinto, com uma porção generosa de paçoca de pinhão temperada é como se a viagem estivesse perdida. Tem de ter!
Neste sábado (3 de junho), os espectadores irão privilegiar sete tipos de entretenimento. A manhã começou animada e uma multidão se reuniu em frente ao palco montado no Espaço Cultural Aristiliano Ramos para a edição especial do Jornal do Almoço, da NSC (Nossa Santa Catarina) TV, transmitida ao vivo para todo o Estado de Santa Catarina já desde as 11h45min, após o programa nacional É de Casa. Os catarinenses almoçaram diante da televisão e das telas de seus aparelhos celulares assistindo o que de melhor Lages propicia no Recanto do Pinhão. Zetti Gaudéria e grupos de dança do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Anita Garibaldi foram duas das atrações visualizadas em todo o Estado.
O período vespertino do Recanto do Pinhão Aracy Paim reservou oportunizar à plateia conhecer melhor os talentos do Grupo Arte Cultura Querência Militar, representação do Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires (CPMFNP), e dançar ao som do Grupo Embalo Fandangueiro, transformando o tablado coberto em um verdadeiro baile campeiro. Do meio da tarde para a noite, Edson Augusto; Grupo Baitaço; os artistas já reconhecidos de longe e queridos pela cidade, Anjos de Plantão, e Grupo Modaço, selando o sábado do primeiro fim de semana do Recanto do Pinhão 2023. “Um dia ensolarado, bonito, receptivo. Cidade cheia, turistas admirados com Lages. Sejam todos bem-vindos a apreciar a Serra Catarinense”, convida o prefeito em exercício de Lages, Juliano Polese, na manhã deste sábado no Recanto do Pinhão.
Ex-rainha da Weihnachtsmarkt de Ibirama visita Lages pela primeira vez
O nome da festa típica difícil de escrever e muito mais de pronunciar guarda a elegância e o prestígio da Alemanha. A Weihnachtsmarkt tem em sua história diversas realezas. Este é o Mercado de Natal de Ibirama, cidade do Alto Vale do Itajaí, distante 154 quilômetros de Lages, e neste sábado (3 de junho), sua ex-rainha, com reinado de seis anos (2013 a 2019), Ana Marchetti, estreou em Lages como turista.
A advogada somente passou por perto de Lages em vezes anteriores, e em 2023 programou uma viagem turística a um dos maiores municípios de Santa Catarina. E riscou no calendário a época certa: Frio e Festa Nacional do Pinhão, o combo perfeito.
Ela estava no Calçadão da Praça João Costa em um grupo de nove pessoas da mesma família, entre os quais, ela, seu pai Januário; a madrasta Mara; a irmã Maria, e o primo, consultor financeiro, Jaison Marchetti, casado com a lageana, representante comercial, Kelly Magalhães, moradores do bairro Guarujá. “Cheguei há pouco e vou ficar até amanhã. Vim para conhecer Lages e ir ao show do Fresno, na Festa do Pinhão. Meu pai quer ver o Biquini Cavadão, e minha madrasta, o Roupa Nova.”
Não foi apenas o Recanto do Pinhão que ela provou pela primeira vez. “Eu nunca tinha tomado ponche na vida. Gostei! E aqui comi também pastel de pinhão, uma delícia”, confessa a ex-rainha, hospedada com os familiares na casa do primo. “Tive boa impressão na experiência em Lages. É organizada, bonita e está bem populosa por causa dos turistas.” Ana já conhecia Urubici e São Joaquim.
E no domingo?
Um dia após, neste domingo (4 de junho), quando a previsão meteorológica aponta variações de 8ºC a 22ºC no clima, mais sete apresentações artísticas abrilhantam e agradam os espectadores no palco da Praça João Costa ao longo do dia:
11h - Boteco Resenha
14h - Willian Oliver
15h - Rogério Blum
16h - Musical Raízes Sertaneja
17h - Luis Bastos
18h - Leandro Marx
19h30 - Grupo Tchê Loko
Mais de 130 exibições e transmissões ao vivo pelas redes sociais
Aberto oficialmente na noite de quinta-feira (1º de junho), o Recanto do Pinhão Aracy Paim 2023 contará com mais de 130 atrações regionais do universo da música, dança e teatro. Exibições iniciam em horários variáveis, a depender do dia da semana - às 10h, ou 11h, 14h, 15h ou 16h e encerram às 19h, 19h30min ou às 20h. Os shows são transmitidos ao vivo pela fanpage da prefeitura na rede social Facebook - Prefeitura de Lages.
Gralhas e suas pilchas coloridas
O casal mascote de gralhas azuis hospeda o público para fotografias e um totem (painel vazado para foto) com troca de faces para registro transforma meninos e meninas nas aves mais populares da Festa Nacional do Pinhão. Pelas ruas do Centro, a Carreta da Alegria diverte as pessoas, com passeios rápidos e as danças inconfundíveis de personagens que arrancam gargalhadas de crianças e adultos - Fofão, Homem-Aranha, Máskara e Super Mario Bros. No céu de outono, voos panorâmicos de helicóptero revelam as belezas de Lages vistas de cima.
E as “barraquinhas”, hein?
No Recanto do Pinhão Aracy Paim, situado no Calçadão da Praça João Costa, “delícias” da Serra em boxes administrados por entidades filantrópicas selecionadas por edital, com alternativas de pratos e iguarias da gastronomia tradicional e típica à base de pinhão, como paçoca de pinhão e entrevero, e bebidas - quentão, ponche, chocolate quente e cappuccino. Pipoca, cachorro-quente, milho cozido, churros, pé de moleque e cocada têm de sobra, pois são marcas das celebrações juninas. Horário de funcionamento definido das 9h às 21h30min.
Existe, na Praça João Costa, um ambiente de artesãos locais para exposição e comercialização de ornamentação e funcionalidade e souvenirs para os turistas que desejam levar um “pedacinho” de Lages para casa. São itens cuja matéria-prima são lã, fita tusa, vime, porongo, madeira e a própria semente pinhão e as chamadas “falhas” do fruto pinha. Tudo produzido manualmente.
As entidades e profissionais de artesanato de Lages não pagam taxa ou aluguel para estarem no Recanto. Devem seguir as normas vigentes de fiscalização do Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária para a segurança da coletividade. A totalidade dos proventos destes locais será revertida para as próprias instituições.
As organizações beneficentes são as seguintes: Associação de Artesanato Tramatusa, Associação Lageana de Escritores (ALE), Associação Serrana dos Deficientes Físicos (Asdf), Associação dos Deficientes Visuais do Planalto Serrano (Adevips), Sociedade de Assistência Social, Educacional e de Apoio aos Desamparados de Lages (Saseadla)/Lar dos Idosos, Associação Bom Samaritano, Casa de Apoio a Pessoas com Câncer Maria Tereza, Cáritas Diocesana de Lages e Lions Clube de Lages Copacabana. A Casa do Artesão (Fundação Cultural de Lages - FCL) faz parte do Recanto do Pinhão.
Vendedores ambulantes devidamente credenciados atuam no comércio de suas mercadorias autorizadas no Recanto do Pinhão e estarão na 33ª Festa Nacional do Pinhão, no Parque de Exposições Conta Dinheiro, Acesso Norte. São ofertadas guloseimas, como algodão doce, picolé/sorvete, doces em geral e maçã do amor; brinquedos; balões, e material promocional da Festa Nacional do Pinhão ou de artistas (Exemplos: Camisetas, bonés, faixas, toucas, cachecóis e copos).
Fiscalização, limpeza, proteção coletiva, trânsito e segurança
Servidores municipais do departamento de Fiscalização de Serviços Públicos, da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, monitoram as atividades no Calçadão da Praça João Costa, enquanto outra equipe de profissionais da prefeitura opera os trabalhos constantes de manutenção da limpeza da Praça para o conforto dos visitantes. Agentes da Defesa Civil monitoram as condições estruturais do evento. Na parte de mobilidade, agentes da Diretoria de Trânsito (Diretran) prezam pela ordem. E na segurança, a Polícia Militar (PM) está atenta à movimentação.
Solenidade dupla de abertura
Paralelamente, na mesma noite especial de abertura do Recanto do Pinhão Aracy Paim (1º de junho) aconteceu a abertura da 33ª Festa Nacional do Pinhão por seus anfitriões, o prefeito em exercício de Lages, Juliano Polese; o superintendente da Fundação Cultural de Lages (FCL), Gilberto Ronconi; a realeza, rainha Mariane de Carvalho Vialli, primeira princesa, Ana Maira Scos da Rosa de Oliveira, e segunda princesa, Maria Gertrudes Brusius, e representantes das empresas organizadoras da Festa, Opus Entretenimento, como o empresário Ricardo Avlis, e AME Arte, Música e Entretenimento, com show do grupo Os 4 Gaudérios.
O Recanto do Pinhão Aracy Paim 2023 é promovido pela prefeitura de Lages e Fundação Cultural (FCL), e tem apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Lages, com patrocínio de lojas Pompéia, Fort Atacadista, lojas Honolulu, Koerich, Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), Léia Salão, Santíssima Catarina Sapatos Artesanais, Cambirela Hotel, Francisca Moda Feminina, Reunidas e HS Consórcios. Apoios de Polícia Militar (PM) de Santa Catarina, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, NSC TV, Sistema Catarinense de Comunicações (SCC)/Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), Rádio Clube, Rádio Massa FM, Erva Mate Nativo e Postos Guarujá.
A 33ª Festa Nacional do Pinhão, no Parque de Exposições Conta Dinheiro, será promovida de 2 a 11 de junho, realizada pela Opus Entretenimento e AME Arte, Música e Entretenimento, com apoio da prefeitura de Lages, por intermédio da Fundação Cultural de Lages (FCL), e patrocínio de Brahma e Fort Atacadista.
Todo mundo ganha com o Recanto do Pinhão
Os suspiros de prosperidade invadem a Serra com o frio. Nos dias de Recanto do Pinhão Aracy Paim e 33ª Festa Nacional do Pinhão, a rede hoteleira estará lotada, desde hotéis urbanos, pousadas, hotéis fazenda, resorts e instalações passageiras em casas de família; os restaurantes, lanchonetes, cafeterias, bares e pubs estarão com excelente ocupação; comércio lojista, shopping e galerias irão vender com incremento nos negócios; vinícolas e cervejarias artesanais em alta produção e consumo; postos de combustível com amplo movimento, e os espaços públicos estarão com pessoas mais contentes, como são o Parque Jonas Ramos - o Tanque, o Museu Histórico Thiago de Castro (MHTC) e outros cartões postais, como a Catedral Diocesana, o Centro Cultural Vidal Ramos, a Coxilha Rica, monumentos a céu aberto e praças.
Por territórios urbanos e rurais do município de Lages, maior contingente populacional da região serrana do Estado, a economia ganha impulso e os investimentos correm na velocidade dos desejos dos consumidores nos tempos de outono e inverno com a colheita de pinhão e Festa Nacional do Pinhão. O fluxo de pessoas nas ruas aumenta.
Elevação de vendas em lojas de vestuário (roupas e calçados), acessórios, aparelhos eletrônicos, artesanatos e souvernirs; shopping; galerias; restaurantes; pizzarias; lanchonetes; cafeterias; chocolaterias; panificadoras; bares; pubs; supermercados, e postos de combustíveis. A rede hoteleira; salões de beleza; táxis, e transporte por aplicativos oferecem produtos e serviços, aproveitando uma das melhores marés para se ganhar dinheiro em Lages.
Os pontos turísticos rendem dividendos ao seu comércio adjacente, como ilustração, o centro da cidade com a Catedral Diocesana, Centro Cultural Vidal Ramos, museus, praças e monumentos; Parque Jonas Ramos (Tanque); Morro da Cruz; Parque Natural Municipal João José Theodoro da Costa Neto, com sete trilhas ecológicas e cachoeiras; lindas paisagens do alagado do Salto Caveiras, e a preciosa Coxilha Rica - este dois últimos, no interior do município. Fração da Coxilha Rica está em Capão Alto.
Nos hotéis fazenda, pousadas e resorts, o charme da lareira e o prazer da vida campeira: Camargo apreciado no galpão, tosquia de ovelha, o aparte dos terneiros, cavalgada, sapecada de pinhão, passeio de charrete, pescaria, apanhar fruta no pé, pinhão assado na chapa do fogão à lenha, comida feita na panela de ferro, bons vinhos de altitude, queijo serrano, e acomodações aconchegantes. Aventura que vai para a galeria do celular e fica na memória.
Fazendas centenárias e traços físicos e imateriais do tropeirismo na Coxilha Rica. Patrimônios edificados como se o tempo houvesse congelado e pinturas da natureza com desfrute e exploração de produtos peculiares serranos em um amanhecer que somente a Serra possui, sunsets alucinantes em um por do Sol alaranjado esplêndido ao gosto de um bom vinho tinto ou branco e cavalgada extasiante. Dá ou não dá vontade de vir?
E no Mercado Público?
No Mercado Público Municipal, cantores lageanos e da Serra Catarinense se revelam e distraem o auditório na praça de alimentação com maior frequência nesta fase de Festa Nacional do Pinhão, dia a dia. Quitutes típicos e bebidas, como cervejas e vinhos, enobrecem a temporada de Festa Nacional do Pinhão.
E este comércio lindo?
O comércio varejista de lojas geralmente passa por alterações em seu horário de funcionamento em função da 33ª Festa Nacional do Pinhão, bem como supermercados, Serra Shopping e Lages Garden Shopping. A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Lages e o Sindicato do Comércio orientam e sugerem aos seus associados e comerciantes a ampliação do horário dos estabelecimentos de comércio para o melhor aproveitamento por parte de visitantes e turistas, com impactos de geração de emprego e renda em Lages.
O esquema proposta: Dia 2 de junho (sexta-feira), até as 19h; 3 de junho (sábado), das 9h às 18h; 7 de junho (quarta-feira), até as 20h; 8 de junho (quinta-feira - feriado), das 14h às 20h; 9 de junho (sexta-feira), até as 20h, e 10 de junho (sábado), das 9h às 18h. Abertura mediante termo de acordo entre as representatividades patronal e laboral - Sindicato do Comércio Varejista de Lages (Sincoval) com o Sindicato dos Empregados no Comércio de Lages, e recolhimento de taxa em concordância à convenção coletiva de trabalho vigente (cláusula 7ª). Supermercados, Serra Shopping e Lages Garden Shopping poderão abrir em horário normal.
No Parque: Sapecadas e Shopinhão
Famoso por ser um “start” para a Festa Nacional do Pinhão, o Recanto do Pinhão Aracy Paim reflete uma demonstração de amor ao campeirismo em interpretações de dança, canto e declamação de peões e prendas, e pratos com pinhão na base de seu preparo. Simultaneamente à Festa Nacional do Pinhão irão acontecer a 29ª Sapecada da Canção Nativa, um dos principais festivais de música nativista do Brasil, com um júri famoso no segmento, e a 21ª Sapecada da Serra Catarinense, no Parque de Exposições Conta Dinheiro. No primeiro domingo (4 de junho), a partir das 21h, e na segunda-feira e terça-feira (5 e 6 de junho) com portões abertos.
Nos pavilhões do Shopinhão, comércio de gêneros diversificados, do gauchesco ao chocolate. O “badalado” Bailinho da Realeza, com a presença de ex-rainhas e ex-princesas de edições anteriores, está marcado para a noite de 8 de junho.
6º Serra Catarina Festival de Inverno e Festival Gastronômico Sabores de Lages em 2023
O 6º Serra Catarina Festival de Inverno, em julho e agosto, com agendas de turismo tradicional, turismo rural, aventura, passeios, camping, música, cultura, exposição, sabor (gastronomia), diversão e comércio, pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Lages e correalização do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com patrocínios e apoiadores, como a prefeitura de Lages, Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures) e Conselho de Turismo da Serra Catarinense (Conserra), mobilizando municípios da Serra Catarinense em seus próprios territórios. E o Festival Gastronômico Sabores de Lages, criado em 2014, dentro da 33ª Festa Nacional do Pinhão, no Parque de Exposições Conta Dinheiro, de 2 a 11 de junho, e durante todo o mês de junho nos restaurantes participantes.
São 15 estabelecimentos especializados em pratos com ingredientes típicos da Serra, como pizza, hambúrguer, cachorro quente, paçoca de pinhão e fondue de entrevero. Dos 15, 12 em instalações físicas dentro do Parque de Exposições. Os outros três com atendimento delivery.
As empresas são as seguintes: Bistrô, Burger House, Burguer da Joca, Café Catedral, Dindo’s Lanches, Do Sul Gastronomia, Dompi Pizzas e Massas, Espetinhos da Serra Gaúcha, J&P Pizza de Cone, L’Amour Restaurante, Lana Buffet, Liv In Café e Gastrobar, Açaí da Serra e Sorveteria, Boka’s Serrano e American Place. Realização: Núcleo de Gastronomia de Lages, com apoio da Associação Empresarial de Lages (Acil) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Lages, correalização do Sebrae, com patrocinadores e apoio da prefeitura de Lages/Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo e Fundação Cultural de Lages (FCL).
Você vai?
Os portões da 33ª Festa Nacional do Pinhão abrem às 19h nos dias de semana e às 14h aos domingos e feriados. No Parque de Exposições Conta Dinheiro, as áreas para as pessoas contemplarem os artistas da 33ª Festa Nacional do Pinhão são backstage (com shows exclusivos, acomodações e vista aos camarins), VIP, pista e camarotes, além de lugar para Pessoa com Deficiência (PCD). Valores de ingressos individuais e de passaporte e horários de abertura dos portões e de shows são variáveis conforme os dias pretendidos.
Informações sobre classificação etária; faixa etária para isenção e pagamento; perfis agraciados por desconto; valores, lotes e formas de pagamento, e compra pela Internet, pontos físicos e em bilheteria, estão em https://www.festadopinhao.com/. A entrada ao Parque de Exposições será franca nos dias 4, 5, 6 e 8 de junho (domingo, segunda, terça e quinta-feira - feriado nacional de Corpus Christi).
O cotidiano das soberanas da 33ª Festa Nacional do Pinhão pode ser seguido no perfil da Fundação Cultural no Instagram - @fundacaoculturaldelages; na sua página no Facebook - Fundação Cultural de Lages, e nos perfis da rainha e princesas no Instagram. Enquanto isto, informações sobre a 33ª Festa Nacional do Pinhão, nos seus canais de comunicação: Site - www.festadopinhao.com, Instagram - @festapinhao e Facebook - Festa Nacional do Pinhão.
Texto: Daniele Mendes de Melo
Fotos: Ary Barbosa e Paulo Marques
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!