Atuação articulada com as demais políticas públicas, inclusive de saúde, habitação e trabalho e renda
Com a expectativa de queda nas temperaturas no ápice do outono e inverno, a Secretaria da Assistência Social está em organização intensificada ao enfrentamento dos dias de frio, ao mobilizar equipes e ampliar estruturas para acolher as pessoas em situação de rua. As buscas ativas estão fortalecidas com o objetivo de encaminhá-las aos locais de acolhimento destinados a esta população.
Por lei, a pessoa em situação de rua continua com seus direitos de cidadania, sua liberdade ir e vir. “As equipes se colocam à disposição ao auxílio, atendimento e acolhimento, e respeitam toda e qualquer escolha que o cidadão faça dentro dos direitos legais, visando manter a dignidade da pessoa humana”, salienta a secretária da Assistência Social, Bernadete Casa Liston.
Os serviços da Secretaria da Assistência Social têm papel relevante na garantia dos direitos sociais desta população. E trabalha articulada com as demais políticas públicas, inclusive de saúde, habitação e trabalho e renda.
Atualmente, a Secretaria da Assistência Social conta com quatro serviços:
*Abordagem Social - Com funcionamento 24 horas por dia, sete dias por semana, realiza, diariamente, a busca ativa e o mapeamento do território, a fim de identificar demandas e garantir o acesso ao atendimento. Através do número de WhatsApp (49) 98406-2980, a comunidade também pode realizar encaminhamentos e, por consequência, as profissionais se deslocam até o endereço em que a pessoa em situação de rua se encontra e efetua as orientações necessárias e direcionamentos para os serviços de proteção.
*Centro POP - Unidade pública voltada ao respaldo especializado à população em situação de rua. Atendimento por equipe técnica, com encaminhamentos aos serviços de saúde, documentação, resgate de vínculos familiares, oficinas socioeducativas e concessão de passagens. O serviço funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h, e o local oferece café da manhã (9h), almoço (12h) e café da tarde/lanche (16h15), além de disponibilizar espaço para higiene pessoal e lavanderia e auxílio com roupas, sapatos e cobertores. Média de 80 pessoas atendidas diariamente, entre migrantes e moradores de Lages.
*Acolhimento Temporário - Para adultos, é destinado aos cidadãos que utilizam as ruas como espaço de moradia e/ou sobrevivência, e/ou ameaçados ou privados de convivência familiar e/ou em situação de vulnerabilidade ou exclusão social. Seu funcionamento, das 17h até as 7h30, com oferecimento de pernoite, alimentação (jantar e café da manhã), banho, kit higiene e articulação com as demais políticas públicas. Café da manhã às 6h30. Somente aos fins de semana e feriados. Nos dias úteis da semana (segunda a sexta-feira), café da manhã ofertado no Centro POP.
Devido às condições climáticas, a partir do dia 1º de junho de 2023 este serviço ficará aberto 24 horas em fins de semana e feriados. Atendimento de 70 pessoas, em média. Em 2022 chegou a ter 90 pessoas acolhidas.
*Acolhimento POP - Suporte 24 horas diárias para indivíduos e famílias com necessidade de acolhimento, com apoio integral que garanta condições de estadia, convívio e endereço de referência, acolhendo, com privacidade, pessoas em situação de rua e desabrigo por abandono e migração ou cidadãos em trânsito e sem condições de autossustento. Promove a construção conjunta com o usuário no seu processo de saída das ruas, com dignidade e respeito a sua vontade e nível de autonomia.
Em Lages, secretária da Assistência Social, Bernadete Aparecida Casa Liston; diretora de Proteção Social Especial de Média Complexidade, Vanessa Freitas, e coordenadora técnica de Proteção Social Especial de Média Complexidade, Bruna Pietrowski Mendes.
Fotos: Secretaria da Assistência Social/Divulgação
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