Um clima diferente na cidade, vitrines decoradas, hospedagens lotadas de turistas e moradores mais alegres e satisfeitos anunciam a chegada de um dos maiores eventos gastronômicos e culturais do Sul do país
Lages está em festa. A 33ª Festa Nacional do Pinhão teve sua abertura oficial na noite desta quinta-feira (1° de junho), iniciando também as atividades e programação cultural no Recanto do Pinhão Aracy Paim, montado no calçadão da Praça João Costa, bem no coração da cidade. Serão dez dias de festa no Parque de Exposições Conta Dinheiro e 24 dias de programação local no Recanto do Pinhão.
A solenidade foi marcada pela presença do governador do Estado, Jorginho Mello, da vice-governadora, Marilisa Boehm, autoridades locais, regionais e estaduais, os deputados Marcius Machado e Lucas Neves, a realeza da festa, composta pela rainha Mariane de Carvalho Vialli, a primeira princesa, Ana Maira Scos da Rosa de Oliveira e a segunda princesa, Maria Gertrudes Brusius e demais convidados especiais, recepcionados pelo prefeito em exercício Juliano Polese e pelo superintendente da Fundação Cultural de Lages, Giba Ronconi.
“Este é o nosso maior evento, o que representa nossa gastronomia e cultura, mostrando a importância da região e o quanto este povo é acolhedor para todo o Estado. Que possamos fazer da 33ª Festa Nacional do Pinhão a melhor de todas as edições”, discursa o prefeito Juliano Polese.
O governador Jorginho Mello destacou em sua fala o lançamento da Estação Inverno, planejamento turístico que pretende fomentar o turismo na temporada de frio em Santa Catarina, estado brasileiro que registra as temperaturas mais frias e em maior período de tempo. “A Serra Catarinense, em especial Lages, é o celeiro e a tradição que todos nós aprendemos a respeitar. Santa Catarina é um estado festeiro, com muita coisa boa para mostrar. Vamos divulgar e incentivar o desenvolvimento do que temos de melhor”, diz.
Recanto do Pinhão é o “esquenta” da festa
A noite de abertura contou também com os shows de Douglas Moraes e o grupo “Os 4 Gaudérios”, que animaram o público com músicas tradicionalistas noite adentro.
Fundada em 17 de agosto de 1997, a banda “Os 4 Gaudérios” iniciou a sua trajetória no cenário musical com uma formação de apenas quatro componentes, na época significava uma homenagem aos The Beatles. O grupo, com sede em Ijuí e há 11 anos na estrada, conta com músicos conceituados no cenário musical.
O Recanto do Pinhão contará com mais de 130 atrações regionais, que não compreendem só a música, mas também o teatro e a dança, durante 24 dias de duração. “A Festa do Pinhão começou neste local, pelas mãos do saudoso Aracy Paim. Por isso tenho um carinho especial, porque aqui acontece a festa de todos os lageanos, valorizando os artistas locais e dando espaço para as entidades filantrópicas comercializarem a gastronomia típica e arrecadarem recursos”, destaca o superintendente da Fundação Cultural, Giba Ronconi.
Neste ano o prefeito Juliano Polese, que é também o presidente da Comissão Organizadora, atendeu a um pedido especial da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) para que o evento no calçadão tivesse mais dias que os tradicionais. Antes, o evento contava com 17 dias de duração. “Esta época do ano é considerada alta temporada na Serra Catarinense, e aproveitamos o grande movimento de turistas e visitantes que vêm para a Festa do Pinhão para proporcionar a eles uma opção de lazer também nos dias que se estendem ao evento. Isso contribui muito para a cidade, tanto para a economia como também traz um clima gostoso em vários aspectos. Todos se preparam e esperam muito por este momento”, comenta o prefeito.
Comidas e bebidas típicas completam a programação
Além das atrações musicais e culturais, o Recanto do Pinhão Aracy Paim também oferece uma lista de produtos da gastronomia típica, que promete agradar turistas e visitantes durante a 33ª Festa Nacional do Pinhão. Uma prova do que pode ser encontrado no parque de exposições, os estandes montados no calçadão não deixam nada a desejar no quesito comidas saborosas, típicas da Serra Catarinense.
Quem passar pelo evento, com certeza levará consigo um gostinho de cada sabor marcante, à base de pinhão. Seja paçoca, entrevero, ou o famoso quentão, que faz jus ao nome e literalmente esquenta o corpo nos dias mais frios e, claro que acompanhado de uma boa música tradicionalista capaz de fazer qualquer um “arrastar o pé”, o programa fica perfeito.
Todos os estandes montados, como acontece a cada ano, são cedidos às entidades filantrópicas que atuam no município. O lucro é revertido para o andamento das atividades e ações das entidades, em benefício dos seus usuários.
Programação desta sexta-feira (2)
11h - Guilherme Garcia
15h - Coral Vozes da Liberdade
16h - Alcione e Léo
17h - Boteco do Laurindo Show
18h - Marina Gomes
19h30 - Léo Moraes e Grupo Gaúcho
Programação deste sábado (3)
10h - Jornal do Almoço – NSC TV
14h - Grupo Querência Militar
15h - Grupo Embalo Fandangueiro
16h - Edson Augusto
17h - Grupo Baitaço
18h - Banda Anjos de Plantão
19h30 - Grupo Modaço
Programação deste domingo (4)
11h - Boteco Resenha
14h - Willian Oliver
15h - Rogério Blum
16h - Musical Raízes Sertaneja
17h - Luis Bastos
18h - Leandro Marx
19h30 - Grupo Tchê Loko
Texto: Aline Tives
Fotos: Ary Barbosa de Jesus Filho
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!