Comunidade aprova o projeto Cultivar, da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca de Lages
02/03/2023 16:12:27
Agricultura 02/03/2023 16:12:27
Comunidade aprova o projeto Cultivar, da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca de Lages
“Trata-se de projeto de grande aceitação pela comunidade, contribuindo com a cultura da produção de alimentos saudáveis e ao alcance de todos os interessados” – secretário municipal de Agricultura e Pesca, Thiago Cordeiro
Nesta quinta-feira (2 de março), a Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, da Prefeitura de Lages, reativou as atividades do Projeto Cultivar que consiste, basicamente, na distribuição gratuita de mudas de hortaliças, chás e temperos produzidos no Horto Municipal do Guarujá. A partir dessa data a distribuição ocorrerá todas as quintas-feiras, na sede da Secretaria, localizada no bairro Universitário, na rua Sebastião Ramos Schmidt, nº 288, via lateral à área da Uniplac.
Desde às 8 horas da manhã (até às 17hs), as pessoas procuraram pelo local da distribuição, recebendo já ensacadas as mudas de hortaliças, de chás e temperos, entre as quais mudas de alface lisa, repolho, couve, chicória, cebolinha, alface roxa, couve, manjerona. Em dias de maior movimentação do Cultivar, já foi registrada a entrega de cerca de 1.500 mudas.
Um dos moradores do bairro Universitário que aderiu ao Cultivar é o aposentado José Osmar de Andrade, 64 anos. “Tenho uma horta de 18 metros quadrados de área, em minha residência, e tenho vindo buscar as mudas que são ofertadas gratuitamente pela Prefeitura de Lages. Para mim e minha família cultivar a horta é muito importante, assim temos saladas, chás e temperos fresquinhos. Tudo cultivado sem agrotóxicos”, disse o morador do Universitário.
“O Projeto Cultivar tem a missão de fomentar a implantação de hortas domiciliares. Contribui também para complementar as atividades do programa Colheita Feliz (implantação de hortas comunitárias nos bairros, por meio das Associações de Moradores) ”, destaca o secretário de Agricultura e Pesca, Thiago Cordeiro.
“A parada temporária nas atividades do Projeto se deu devido ao período de férias e recesso de final de ano, quando diminuiu a produção de mudas junto ao Horto Municipal que é vinculado à Secretaria de Agricultura e Pesca e agora, em março, reativamos as atividades. Trata-se de um projeto de grande aceitação pela comunidade, contribuindo com a cultura de se produzir alimentos saudáveis e ao alcance de todos os interessados”, comentou Thiago Cordeiro.
Texto e Fotos: Iran Rosa de Moraes
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!