É domingo! Dia de Natal Felicidade para as crianças de todas as idades. Jingle Bells! Vem que tem Natal aqui!
O clima bom deste domingo (11 de dezembro) não se restringiu à predominância do Sol ao longo do dia, mas se estendeu pela aura de entusiasmo e benevolência no Natal Felicidade 2022. Evento de 2 a 22 de dezembro, com 21 dias de atrações artísticas e culturais de música e teatro no Espaço Cultural Aristiliano Ramos, localizado no Calçadão da Praça João Costa, promovido pela prefeitura de Lages, através da Fundação Cultural de Lages (FCL), e pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Lages, com patrocínio da empresa Klabin.
O Natal Felicidade está apenas em seu início e neste domingo (11 de dezembro), seu 10º dia de repertório, oportunizou aos espectadores dois shows de estilos distintos no período noturno: O requintado Gymnopeduo, com o “Prelúdio à Estrela do Oriente”, e a banda Anjos de Plantão, reconhecida de longe por sua simpatia e ginga, com o show instrumental “Mistura Fina” em um espetáculo preparado especialmente para dezembro: “Natal de Amor”. E é claro, Papai Noel, o mensageiro de dias melhores.
A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Comupdec) - Defesa Civil presta orientação sobre riscos de acidentes elétricos e saídas organizadas em casos de emergência no Natal Felicidade. A Secretaria Municipal de Segurança e a Polícia Militar (PM) são responsáveis pela ordem pública. A Diretoria de Trânsito (Diretran), pelo tráfego de veículos em fluidez conveniente.
A economia, o desenvolvimento regional e o turismo agradecem, pois o volume de pessoas em Lages aumenta consideravelmente. São familiares “matando” a saudade e turistas circulando por lojas de vestuário, aparelhos eletrônicos, artesanatos e souvernirs; restaurantes; pizzarias; lanchonetes; cafeterias; bares; pubs; supermercados, e postos de combustíveis. A rede hoteleira não tem do que reclamar. O comércio do Centro funciona em horário diferenciado e estendido. E os pontos turísticos são venerados.
A família da auxiliar de vendas, Nicole Machado Ramos, se deu o direito de ter um domingo íntimo e emocionante. Foi o primeiro Natal do bebê Gael, de dez meses, filho da moça.
Ela, o filho, os pais e o esposo, o operador de máquinas, Alisson Pitela Stank, seguiram de suas casas, no bairro Passo Fundo, para o Centro, e não desgrudaram os olhos dos shows do domingo. Sim, este Natal ficará gravado na memória. Agora tem um neném carregado de luz e bênçãos. “É o primeiro Natal da vida do Gael. A gente está aqui hoje por causa dele. O Natal Felicidade está bonito e o Carrossel Encantado é uma bela notícia. Estamos maravilhados e agradecidos pelo Gael em nossas vidas”, confessa a mamãe de primeira viagem, Nicole, enquanto seca as lágrimas, em estado de graça.
Música de concerto para ouvidos exigentes e apurados
O grupo Gymnopeduo apresentou o espetáculo “Prelúdio à Estrela do Oriente” na noite deste domingo (11 de dezembro), um programa que mescla clássicos das canções natalinas em arranjos entrelaçantes em jazz e improvisos, por seus componentes lageanos, o flautista Del Lima Júnior, e o acordeonista Gustavo Floriani. O duo de música de câmara (instrumental), com a música de concerto como foco do trabalho. “Buscamos valorizar a riqueza da flauta e do acordeon com obras originais para esta formação, além de arranjos e adaptações de músicas populares, como o tango e o jazz, o que ocasionou o show ‘Tango and Jazz Lounge Music’”, observa Del Lima Júnior.
Esta foi a terceira participação do grupo em episódios do Natal Felicidade. A respeito do Natal Felicidade, segundo maior evento de Lages, atrás da Festa Nacional do Pinhão, Gymnopeduo é taxativo. “Importante exposição para o artista local. Tocar no Natal Felicidade é um prazer e uma satisfação por fazer parte da programação de uma tradicional festa em Lages, mas não somente da cidade, sendo nesta época do ano, uma das festividades mais celebradas no mundo inteiro. É mágico!”, analisa o flautista.
Normalmente, em torno de 40 a 50 pessoas acompanham seus shows. “Nosso maior público foi na inauguração da Ponte Hercílio Luz (Florianópolis, 2020) para aproximadamente mil pessoas”, complementa Del. Lages, Florianópolis, Palhoça, São José, Blumenau, Correia Pinto, São Joaquim e Santa Cecília já foram palcos de suas presenças. Vindima de Altitude, dentre outros eventos relacionados a vinhos, celebrações particulares e concertos promovidos pelo próprio duo.
O grupo completará quatro anos de atuação ininterruptos no dia 5 de janeiro de 2023. Del Lima Júnior (flauta) convidou Gustavo Floriani (acordeon) para uma apresentação descompromissada em dezembro de 2018 e, em janeiro de 2019, nasceu o Gymnopeduo.
Mas, quem são estes dois caras feras?
Além de músicos e professores pela Academia Lacordi, Del Lima Júnior e Gustavo Floriani são, também, escritores. Del publicou, em 2022, o livro “Apreciação musical: uma jornada de escutas - Vl. 01” e já há previsão de lançar o volume 02, para março de 2023. Gustavo Floriani publicou, neste ano, a ficção científica “Guardiões do Equilíbrio - Escolhidas pelo Destino”, cujo lançamento contou com um concerto temático de composições inéditas, portanto, o primeiro livro da Serra Catarinense com trilha sonora original.
Mais em 2022!
O compartilhamento da arte do Gymnopeduo não cessa em 2022 no Natal Felicidade. Estão marcadas, para dezembro, exibição cultural em Santa Cecília - festa de fim de ano da empresa Polpa Papéis, no dia 17; concerto de Natal na Paróquia de Correia Pinto, em 18, às 10h30min, e concerto sinfônico (5ª Sinfonia de L.V. Beethoven) na Catedral Diocesana de Lages, dia 27, às 19h57min.
Exclusividade e uma honra para Lages
No dia 27 dezembro, o Gymnopeduo mostrará ao público de Lages um concerto inédito no Estado de Santa Catarina, quiçá do Brasil. A 5ª Sinfonia de L.V. Beethoven na íntegra, uma adaptação para flauta e acordeão do arranjo original para piano e violino, de Hans Sitt.
E o futuro?
O Gymnopeduo já planeja o próximo ano com antecedência. “Dentro da nossa temporada de concertos temos uma série chamada ‘Concertos fora do Eixo’, que consiste basicamente em tocarmos em igrejas, escolas, asilos. Em 2023, apresentações por demanda e concertos da temporada, mas queremos aumentar os concertos desta série. Está nos planos a realização de um festival de música câmara e um CD com composições e arranjos inéditos”, adianta o flautista Del Lima Júnior.
Natal sem baile de arrasta-pé e a folia da banda Anjos de Plantão não é Natal
Lá pelo fim do mês de novembro de cada ano, ele segue rigorosamente o mesmo ritual: Passar por vários locais públicos e particulares e veículos estacionados pelas ruas e avenidas de Lages distribuindo folhetos de propaganda de um dos shows mais aguardados no Natal Felicidade. Sim, aquele homem que vem apontando ali só pode ser ele, o comunicativo e receptivo Neori Rafael Khral, o promotor de Justiça que canta e toca saxofone (ou sax) em canções de múltiplos gostos, deixando a plateia curiosa pela apresentação.
No palco do Natal Felicidade, no Espaço Cultural Aristiliano Ramos, situado no Calçadão da Praça João Costa, a segunda atração da noite de domingo (11 de dezembro), o show instrumental denominado “Mistura Fina”, estruturado para este mês como “Natal de Amor”, o novo espetáculo totalmente repaginado da banda Anjos de Plantão para este tempo do ano, agitando os visitantes. “Mistura Fina”, instrumental, com o protagonismo de instrumentos de sopro, combinado e temperado a um bloco especial de músicas intimistas, cantadas em menção ao Natal.
As músicas da banda estão centradas em harmonizações dinâmicas, melodias modernas, ritmos ecléticos e letras românticas. Os sons do acervo são de samba raiz, pagode, sertanejo, Música Popular Brasileira (MPB) e rock, e os embalos da música internacional.
Neuri e sua turma explanaram músicas instrumentais dos Feavers, Frank Sinatra, Roberto Carlos, Agepê, Martinho da Vila e Só Pra Contrariar. E músicas inéditas de composição do vocalista Rafael Marcos. Aos fãs, os artistas distribuíram doces e bolas de vinil como presentes. “Estar no Natal Felicidade é uma maravilha! A energia das pessoas nos transborda. O toque inovador e que tem feito as pessoas gostarem, de maneira imediata, das músicas, é a maneira como a banda utiliza o sax. Show grande ou pequeno! Ou instrumental de sax. Para datas, eventos e comemorações excepcionais. Música boa, popular e ao vivo, do jeito que o povo gosta”, revela o saxofonista Neori.
A Anjos de Plantão é uma banda lageana e possui seis componentes - Rafael Marcos (voz e violões), Gabriel Roberto (bateria), Neori Rafael Krahl (saxofone), Solani José (guitarra solo) e João Ricardo (contrabaixo) e Erlon Joe (percussão). O vestuário dos músicos chamou a atenção. Os integrantes já estão sendo chamados de “Homens de Preto”, pois se apresentam de terno preto e gravata, no estilo parecido com a banda catarinense de rock e blues, Os Chefes.
Em 2022, Anjos de Plantão comemorou 13 anos. Foi lançada na Festa Nacional do Pinhão de 2009. Contratação, por telefone e Instagram: 99983-3333/99906-7000/99946-8454 - @anjosdeplantaooficial. A banda Anjos de Plantão desfruta o apoio da prefeitura de Lages, Fundação Cultural de Lages (FCL), Calhambeque Produções, Caracóles Comunicação e Made in Lages - Transformando Eventos em Shows.
O Natal Felicidade 2022, de 2 a 22 de dezembro, com 21 dias de alegrias musicais e de interpretação em encenações de dramatização, contará com nomes fortes do cenário musical, a exemplo dos artistas nativistas e tradicionalistas, grupo Quarteto Coração de Potro, no dia 17, a comemorar 15 anos de estrada; Éder Goulart, em 19 (show musical infantil “Cantilenas”) e em 21 (Natal na Serra); Grupo Tradição, berço artístico do cantor sertanejo, Michel Teló, no dia 21, e Elton Saldanha, dia 22, emprestando seu brilhantismo ao Natal Felicidade em sua derradeira noite.
Não acredito que você ainda não foi ver o Natal Felicidade! “Bóra”?!
A edição 2022 do Natal Felicidade possui novidades para crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos. O Carrossel Encantado de renas está instalado no Calçadão da Praça João Costa, para passeios diariamente, a partir das 16h, com ingresso gratuito, assim como a Casa do Papai Noel, um lugar colorido e amável em que o Bom Velhinho recebe a “garotada” para fotografias. Cômodos incrementados com lareira, guirlanda, “soldadinhos” de chumbo, bengalinhas de caramelo e paisagismo.
Vizinha do Papai Noel, uma casa colorida, a Casa dos Brinquedos Solidários, voltada à campanha de arrecadação de brinquedos a serem direcionados às cartas depositadas na Árvore de Natal gigante e atendidas por padrinhos de crianças em vulnerabilidade social. Casa dos Brinquedos Solidários aberta dia a dia, das 18h às 21h30min. Uma segunda casinha dá mais charme ao horizonte exuberante do Natal. As casinhas estão embelezadas com adornos de guloseimas de doces e cata-ventos.
E mais uma Árvore de Natal na Praça, com ornamentos que remetem à neve, pois na América do Norte e na Europa - Hemisfério Norte - é inverno em dezembro. Estrela no topo, bonecos de neve, vagões com caixas de presentes e brinquedos e luzes fluorescentes. No Calçadão, um trenó à disposição da “criançada” nesta brincadeira de “faz-de-conta” ao substituir, por alguns minutos, o grande rei da fantasia da entrega dos pedidos.
O famoso Bondinho da Alegria não poderia faltar, transportando crianças e adultos pelas principais vias de Lages com luzes intensas e sons natalinos empolgantes, na companhia do Papai Noel, com saídas e chegadas de viagens à margem do Calçadão da Praça João Costa. Percurso por ruas centrais e avenidas do bairro Coral desde as 18h, todos os dias, até o dia 23 de dezembro. É possível passear ao valor de R$ 10. Parte dos recursos provenientes dos passeios será repassada a instituições filantrópicas.
Mais adiante do Calçadão da Praça João Costa, a poucos metros, na Praça João Ribeiro (Praça da Catedral Diocesana), devidamente enfeitada, um presépio com os personagens bíblicos em tamanho real homenageia o nascimento do Menino Jesus na manjedoura, protegido por seus pais, Maria e José, e junto aos três reis Magos, Baltasar, Gaspar e Melchior, que deram três presentes ao Filho de Deus: Ouro, mira e incenso. A Catedral Diocesana, referência religiosa e de turismo do município, está com iluminação temática de cores cintilantes e de modo permanente, como acontece com o prédio histórico da prefeitura e com o Morro da Cruz.
No Centro, a Banda do Papai Noel aparece de repente e coloca todo mundo para dançar com seus clássicos de Natal de um jeito bem moderno. O Papai Noel ficará com a Chave da Cidade até dia 22 de dezembro, quando ela retornará para as mãos do prefeito Antonio Ceron.
Na segunda-feira, nada de preguiça. Partiu, Natal Felicidade!
Tipicamente, no dia internacional da preguiça, segunda-feira, as baterias ainda não estão 100% recarregadas para se aguentar a semana. Mas será dia de Natal Felicidade e uma proposta tentadora ao entretenimento. Às 19h, apresentação de Liberto - Arte, Dança e Expressão e, às 20h, exibição de cursos de dança do Centro Cultural Vidal Ramos - Serviço Social do Comércio (Sesc).
Texto: Daniele Mendes de Melo
Fotos: Ary Barbosa e Daniele Mendes de Melo
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!