O convite para você sentir a essência de um tempo especial para deixar as tristezas e frustrações para trás e apostar nas possibilidades espiadas logo ali. A formosura do Natal está no ar e no semblante das pessoas, realçando sua ingenuidade e pureza infantis e seus desejos mais simples ao Bom Velhinho
Até a meia-noite deste dia 10 de dezembro, todos terão batido o coração por 8.256 horas em 344 dias, e no dia 31 de dezembro o planeta Terra terá, enfim, completado um giro inteiro ao redor do Astro-Rei Sol. Talvez não seja estritamente uma questão de ciência, física, astronomia e obviedade, como acontece aos racionais e práticos. Parte dos habitantes do mundo acredita na potência astrológica, esotérica, mística e subjetiva do calendário, incluindo a fascinação pelos signos e pela numerologia. E neste contexto depositam seus planos, sonhos, metas, dúvidas, e apostas pessoais, profissionais e financeiras, afinal, saúde e dinheiro não se dispensam.
A contagem regressiva para a conclusão de um ano como 2022, passada a tensa pandemia do novo coronavírus, o gerador da doença Covid-19, empurra as pessoas para uma reflexão inevitável sobre espiritualidade, harmonia entre os povos e ressignificação do papel em sociedade e da riqueza do “respirar”. O lúdico Natal Felicidade coleciona em seus propósitos a incumbência de unir as pessoas e torná-las mais esperançosas e otimistas, pois o que as separa de um ano novo são 21 dias, suficientes para um novo planejamento de recomeço ainda antes que os ponteiros do relógio marquem 1º de janeiro de 2023 ou que os sinos badalem às 6 horas da manhã deste mesmo dia, prometendo um novo despertar.
O roteiro do Natal Felicidade, evento realizado pela Prefeitura de Lages, por intermédio da Fundação Cultural de Lages (FCL), e pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Lages, com patrocínio da empresa Klabin, alcançou, neste sábado (10 de dezembro), seu 9º dia de apresentações artísticas de música e cênicas locais, regionais, estaduais e nacionais no Espaço Cultural Aristiliano Ramos, situado no Calçadão da Praça João Costa, centro da cidade, decorado de ponta a ponta em ambientes mágicos, aconchegantes e de alta frequência de energia positiva, um “prato cheio” para quem gosta de encaixar uma brecha na agenda para estar em família, casal ou amigos no calor da estação primavera de Lages. A movimentação no Centro iniciou já pela manhã, pois o comércio funciona em horário ampliado para atender aos clientes das compras de presentes para o Amigo Secreto das empresas, lares, academias e igrejas, e para serem colocados aos pés das árvores de Natal antes da ceia à espera do Papai Noel.
A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Comupdec) - Defesa Civil presta orientação sobre riscos de acidentes elétricos e saídas organizadas em casos de emergência no Natal Felicidade. A Secretaria Municipal de Segurança e a Polícia Militar (PM) são responsáveis pela ordem pública. A Diretoria de Trânsito (Diretran), pelo tráfego de veículos em fluidez conveniente.
A economia, o desenvolvimento regional e o turismo agradecem, pois o volume de pessoas em Lages aumenta consideravelmente. São familiares “matando” a saudade e turistas circulando por lojas de vestuário, aparelhos eletrônicos, artesanatos e souvernirs; restaurantes; pizzarias; lanchonetes; cafeterias; bares; pubs; supermercados, e postos de combustíveis. A rede hoteleira não tem do que se queixar. E os pontos turísticos são apreciados.
Na região metropolitana do Rio de Janeiro, a cidade fluminense de Niterói está a 1.213 quilômetros de Lages. Dois dos nativos do badalado município brasileiro, conhecido nacionalmente por suas lindas praias, foram hipnotizados pela calmaria e segurança de Santa Catarina.
A professora Beatriz Felizardo Abrantes e seu esposo, o executivo de vendas, Ryan Abrantes, conheceram Lages por um parente e adoraram tanto que se mudaram há nove anos e construíram sua família, concebendo os filhos lageanos, Raí, de sete anos, e Rayla, de dois. O Natal Felicidade os faz gostarem ainda mais de Lages e terem certeza da decisão tomada há quase dez anos. “A concentração de atrações melhorou, no Calçadão central. Está lindo. Esperamos as famílias com saúde e unidas neste Natal”, prospecta Beatriz. Ela, o esposo e o casal de filhos passarão o Natal em Lages e o Réveillon e férias no Rio de Janeiro, por aproximadamente 20 dias.
Grupos de Dança de São Cristóvão e Ponte Alta do Norte, The Black Trio e Square on Fire no “sabadaço”
No fim da tarde de sábado (10 de dezembro), o público de espectadores se concentrou no Calçadão da Praça João Costa para assistir e se divertir com os talentos do Grupo de Dança da Prefeitura de Ponte Alta do Norte, distante 86 quilômetros de Lages. Logo, sequencialmente, foi a vez do Grupo de Dança da Prefeitura de São Cristóvão do Sul, município palco da Guerra do Contestado (Vale do Contestado), a cerca de 70 quilômetros de Lages, bússola do coração de Santa Catarina que serve de ligação entre Leste, Oeste, Norte e Sul. Os bailarinos de balé e street dance são alunos da professora Maria Eduarda Rafaeli, da Escola de Artes Elionir Camargo Martins, da Fundação Cultural de Lages (FCL).
A penúltima atração da noite foi o samba do grupo The Black Trio, com o show “Natal no Samba”, uma roupagem de releitura de clássicos musicais e outros modernos brasileiros com este gênero brasileiro bem popular. É tarde Demais, Cheia de Manias, Cilada, Parece Castigo, Trem das Onze, Morango do Nordeste, O Bebê, Medo Bobo, Castelhana e um pot-pourri de Tim Maia - Gostava Tanto de Você, Você e Primavera, estiveram na coletânea.
O quarto e último espetáculo da noite de sábado foi comandado pelo Square on Fire, em tradução ao português, “Praça em Chamas”. Uma iniciativa semelhante a um culto religioso, agregada com música e dança, nascida no início de novembro deste ano e promovida pela Igreja do Evangelho Quadrangular do bairro Petrópolis, de Lages, com parceria de outras igrejas, com a ideia de levar o amor verdadeiro para o povo que está buscando um “lugar” para descansar.
Com evolução de palco incomum e sem a intenção de falar de regras, os jovens abordaram o amor verdadeiro que vem de Deus e de Jesus Cristo. Na organização do Square on Fire, em torno de 40 pessoas. “O Square on Fire nasceu dentro do meu coração há pouco mais de um mês. O objetivo é fazer todos os anos. Importante para a gente estar no Natal Felicidade porque estamos fazendo algo para a cidade e não para a igreja. Temos inúmeros casos de jovens que se converteram e largaram drogas, depressão, a prostituição, e foram curados de traumas que sofreram na vida”, pontua a coordenadora do Square on Fire e líder de evangelismo da Igreja do Evangelho Quadrangular, Nanda Zanella.
O Natal Felicidade 2022, de 2 a 22 de dezembro, com 21 dias de alegrias musicais e de interpretação em encenações de dramatização, contará com nomes fortes do cenário musical, a exemplo do grupo Quarteto Coração de Potro, no dia 17 de dezembro, a comemorar 15 anos de estrada; Éder Goulart, em 19 (show musical infantil “Cantilenas”) e em 21 (Natal na Serra); Grupo Tradição, berço artístico do cantor sertanejo, Michel Teló, no dia 21, e Elton Saldanha, dia 22, emprestando seu brilhantismo ao Natal Felicidade em sua derradeira noite.
O que tem para ver e aproveitar neste Natal?
Na edição do ano de 2022, o Natal Felicidade possui novidades para crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos. O Carrossel Encantado de renas está instalado no Calçadão da Praça João Costa, para passeios diariamente, a partir das 16h, com ingresso gratuito, assim como a Casa do Papai Noel, um lugar colorido e amável em que o Bom Velhinho recebe a “garotada” para fotografias. Cômodos incrementados com lareira, guirlanda, “soldadinhos” de chumbo, bengalinhas de caramelo e paisagismo.
Vizinha do Papai Noel, uma casa colorida, a Casa dos Brinquedos Solidários, voltada à campanha de arrecadação de brinquedos a serem direcionados às cartas depositadas na Árvore de Natal gigante e atendidas por padrinhos de crianças em vulnerabilidade social. Casa dos Brinquedos Solidários aberta dia a dia, das 18h às 21h30min. Uma segunda casinha dá mais charme ao horizonte exuberante do Natal. As casinhas estão embelezadas com adornos de guloseimas de doces e cata-ventos.
E mais uma Árvore de Natal na Praça, com ornamentos que remetem à neve, pois na América do Norte e na Europa - Hemisfério Norte - é inverno em dezembro. Estrela no topo, bonecos de neve, vagões com caixas de presentes e brinquedos e luzes fluorescentes. No Calçadão, um trenó à disposição da “criançada” nesta brincadeira de “faz-de-conta” ao substituir, por alguns minutos, o grande rei da fantasia da entrega dos pedidos.
O famoso Bondinho da Alegria não poderia faltar, transportando crianças e adultos pelas principais vias de Lages com luzes intensas e sons natalinos empolgantes, na companhia do Papai Noel, com saídas e chegadas de viagens à margem do Calçadão da Praça João Costa. Percurso por ruas centrais e avenidas do bairro Coral desde as 18h, todos os dias, até o dia 23 de dezembro. É possível passear ao valor de R$ 10. Parte dos recursos provenientes dos passeios será repassada a instituições filantrópicas.
Mais adiante do Calçadão da Praça João Costa, a poucos metros, na Praça João Ribeiro (Praça da Catedral Diocesana), devidamente enfeitada, um presépio com os personagens bíblicos em tamanho real homenageia o nascimento do Menino Jesus na manjedoura, protegido por seus pais, Maria e José, e junto aos três reis Magos, Baltasar, Gaspar e Melchior, que deram três presentes ao Filho de Deus: Ouro, mira e incenso. A Catedral Diocesana, referência religiosa e de turismo do município, está com iluminação temática de cores cintilantes e de modo permanente, como acontece com o prédio histórico da prefeitura e com o Morro da Cruz.
No Centro, a Banda do Papai Noel aparece de repente e coloca todo mundo para dançar com seus clássicos de Natal de um jeito bem moderno. O Papai Noel ficará com a Chave da Cidade até dia 22 de dezembro, quando ela retornará para as mãos do prefeito Antonio Ceron.
E no domingo, dia 11?
Para as 19h deste domingo (11 de dezembro), a plateia acompanhará a apresentação “Prelúdio à Estrela do Oriente”, do grupo Gymnopeduo e, às 20h, o show instrumental “Mistura Fina” com a exibição especial “Natal de Amor”, da banda querida por Lages e região da Serra Catarinense, Anjos de Plantão.
Texto: Daniele Mendes de Melo
Fotos: Ary Barbosa, Daniele Mendes de Melo e Fabrício Furtado
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!