Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo disponibiliza diversos cursos gratuitos de qualificação profissional
25/11/2022 10:07:48
Fotos: divulgação
25/11/2022 10:07:48
Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo disponibiliza diversos cursos gratuitos de qualificação profissional
Os cursos do Programa Qualifica Melhor ocorrem de forma presencial e os participantes, ao final das aulas, recebem certificado de conclusão
A Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, vem disponibilizando diversos cursos gratuitos por meio do programa Qualifica Melhor. Nessa reta final de 2022, os seguintes cursos ainda estão com inscrições abertas: frentista, mecânica básica, balanceador de rodas e banhista de animais.
Para se inscrever, os interessados devem comparecer na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (setor Qualifica Melhor), localizada na rua Manoel Thiago de Castro, 258, Centro, próximo à Igreja Santa Cruz. Informações adicionais podem ser obtidas através dos telefones 3224-0600 e 3224-0700.
“Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, quem se qualifica garante um currículo mais atrativo. Muitas pessoas que fazem os cursos se tornam empreendedores, e abrem os próprios negócios”, destaca o secretário Álvaro Joinha. “Estamos em busca de novas parcerias com instrutores e empresas para ampliar ainda mais a oferta de cursos à nossa população para 2023”, acrescenta.
Curso de cuidador de idosos com excelente adesão
Na noite desta terça-feira e quarta-feira, (22 e 23 de novembro), foi ministrado o curso de Cuidador de Idosos. Diversas pessoas participaram da capacitação ministrada pelas enfermeiras Mariana Decker, Michelli Palma e pelo condutor socorrista do SAMU, Waldemir Ricardo da Silva. “Os cursos ocorrem de forma gratuita e presencialmente. Ao final, os participantes recebem certificado de conclusão, válido em todo território nacional”, explica a gerente do Qualifica Melhor, Aline Branco.
Uma das participantes do curso de Cuidador de Idosos foi Maria Gorete Franco Vargas de 50 anos, moradora do bairro Maria Luiza. Ela procurou a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo em busca de emprego. Uma das vagas disponíveis no Banco do Emprego era justamente para cuidador de idosos, mas para desempenhar a função, o pré-requisito era ter curso na área e possuir cadastro como Microempreendedor Individual (MEI). Ela então se inscreveu no curso no setor Qualifica Melhor, onde recebeu o certificado após a conclusão, e no setor da Sala do Empreendedor conseguiu a formalização como MEI. “O curso foi ótimo e com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento consegui alcançar esse grande sonho que era voltar a trabalhar”, comemora Maria Gorete.
Texto: Flávio Fernandes
Fotos: divulgação
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!