Sequencialmente, as edições anteriores do Programa Desenvolve Mais Bairro foram promovidas nos bairros e loteamentos Novo Milênio, Santa Mônica e Centenário. Mais de duas mil pessoas nas quatro edições. Em novembro será no Gethal
O clima caloroso de primavera da manhã desta quinta-feira (27 de outubro) foi um convite à população do bairro Guarujá, região Leste de Lages, ao envolvimento e à partilha de experiências entre o Poder Público e a comunidade na 4ª edição do Programa Desenvolve Bairro, uma criação projetada e executada pela prefeitura, por intermédio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo, em prática pela parceria de outras instituições públicas e empresas privadas, com serviços gratuitos dentro dos bairros, com abrangência vicinal, para favorecer o acesso por parte de cidadãos, comerciantes e empresários industriais, concentrados no ginásio de esportes do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Caic) Irmã Dulce, situado na rua Vitorino Joaquim Lopes. Pela manhã, as temperaturas oscilaram de 15ºC a 24ºC, com Sol, nuvens e céu nublado, sem comprometer o evento, também pelo motivo de sua duração por meio período (matutino), das 9h ao meio-dia.
Normalmente, o Desenvolve Mais Bairro possui um compacto das atividades das Secretarias municipais do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Saúde, Educação, Assistência Social, Obras, Serviços Públicos e Meio Ambiente (melhorias, Ação Lages em Busca do Lixo Zero e Projeto Lixo Orgânico Zero) e Agricultura e Pesca e Defesa Civil, com divulgações da Coordenadoria de Comunicação Social.
As edições anteriores do Programa Desenvolve Mais Bairro foram promovidas, sequencialmente, nos bairros e loteamentos Novo Milênio, Santa Mônica e Centenário. Mais de duas mil pessoas nas quatro edições. Em novembro chegará ao Gethal.
Cadastramento para 189 postos de trabalho abertos
Configurado como uma das principais linhas da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo, o Banco do Emprego foi marca do Programa Desenvolve Mais Bairro com cadastramento de currículos e encaminhamentos para entrevistas de seleção a 189 vagas em distintas ramificações da economia. Deste volume, 100 postos de emprego estão sinalizados para a nova unidade dos Supermercados Myatã, com edificação em fase de conclusão de obras, na Avenida das Torres, bairro Guarujá. No hall de chances, operador de caixa, empacotador, repositor (a) de mercadorias, repositor (a) de hortifruti, padeiro, auxiliar de padeiro, atendente de padaria, balconista, confeiteiro (a), auxiliar de confeiteiro (a), açougueiro (a), auxiliar de açougueiro (a), auxiliar de depósito, armazenista e vagas para Pessoa com Deficiência (PCD). Os interessados comparecem com documento oficial de identificação com foto, Cadastro de Pessoa Física (CPF), Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e comprovante de residência.
O Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee) e a Fundação Carlos Joffre do Amaral prestaram atendimentos de apresentação e cadastro ao Programa Jovem Aprendiz e cadastro e direcionamento a vagas do Programa de Estágio. O Banco da Família levou orientações financeiras, opções de empréstimo com taxa zero de juro e exposição das ações sociais Despertar, Produtores da Serra e palestra de educação financeira. A Rádio Clube transmitiu sua programação ao vivo no local.
Aprendizado e aprimoramento no Programa Qualifica Melhor e visão de futuro de negócios com a Sala do Empreendedor
Ao longo do Programa Desenvolve Mais Bairro, as pessoas podem conhecer e efetuar inscrição para os cursos gratuitos de capacitação profissional proporcionados pelo departamento do Programa Qualifica Melhor. Possível aproveitar, aliás, orientações e serviços relacionados à abertura e formalização de empresas como Microempreendedor Individual (MEI), junto à Sala do Empreendedor: Emissão de guia - Declaração de Movimentação Econômica (DASN-SIMEI - Declaração Anual de Faturamento do Simples Nacional), parcelamento - solicitação de alvará e requerimento de nota fiscal.
Um passo a mais para a emissão de documentos com o Balcão Cidadão
Claro que o Balcão Cidadão não poderia faltar, com seus serviços de encaminhamento à expedição de documentos, a exemplo do Cadastro de Pessoa Física (CPF), Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) - Carteira de Trabalho Digital e Cartão SUS (Sistema Único de Saúde) e solicitação de seguro-desemprego. O enfoque do público geralmente está nesta repartição da prefeitura, desde crianças até idosos.
Vacinação, acompanhamento de índices e demais cuidados preventivos
Cautela refletida em hábitos de saúde nunca deve ser confundida com exagero ou como um extrapolar de limites de bom senso do amor à vida. A Secretaria da Saúde ofereceu vacinação para crianças e adultos no Programa Desenvolve Mais Bairro, aferição de pressão arterial, teste de glicose, coleta de medicamentos para a Farmácia Solidária e explicações sobre o Programa Saúde na Mão.
Na imunização, mais de dez vacinas contra doenças, como hepatite A, hepatite B, meningite C, meningite tipos ACWY, tétano (antitetânica), febre amarela, Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola), paralisia infantil (Vacina Inativada Poliomielite - VIP), paralisia infantil (Vacina Oral Poliomielite - VOP), HPV (Papilomavírus Humano) e novo coronavírus (Covid-19) - AstraZeneca e Pfizer.
Mais de quatro mil mudas de hortaliças para uma vida mais saudável
As famílias apreciadoras em consumir alimentos retirados direto da horta para a mesa gostaram da atuação da Secretaria da Agricultura e Pesca, no comando da entrega de mudas de hortaliças, as folhas verdes de saladas e temperos que colorem e decoram os pratos de brasileiros - lageanos, pelo Projeto Cultivar - Plante, colha e alimente. Em torno de 4.400 mudas de alface crespa, alface mimosa, rúcula, mostarda roxa, repolho, repolho roxo e brócolis; vegetal raiz, beterraba, e cebolinha verde. O repasse de mudas ocorre habitualmente às quintas-feiras, na sede administrativa da Secretaria da Agricultura e Pesca - rua Sebastião Ramos Schmidt, nº: 288, bairro Universitário, próximo à Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac). Servidores deixaram informativos impressos à vontade no Desenvolve Mais Bairro.
Defesa Civil e seus mecanismos de proteção
A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Comupdec) - Defesa Civil Municipal esteve presente no Programa Desenvolve Mais Bairro, com explanação em volta da educação ambiental e Defesa Civil (Projeto Voluntários Defesa Civil de Lages e Projeto Defesa Civil nas Escolas), distribuição de material didático por agentes municipais e entrega de mudas de árvores nativas frutíferas e não frutíferas: Cerejeira, guabiroba, ipê e bracatinga. Avaliação de árvores em situação de risco, casas em precariedade e iminência de queda de cobertura e/ou paredes, muros em ameaça de perigo à integridade física, taludes (barrancos) com risco de deslizamento de terra e de córregos para limpeza.
Obras no Guarujá e adjacências
No começo desta última semana de outubro, equipes de operários da Secretaria de Obras se anteciparam e trabalharam com seus maquinários em infraestrutura nos bairros Guarujá e Tributo. Patrolamento, colocação de bica corrida (pedra britada) e tubos, abertura de valas, drenagem pluvial para escoamento das águas das chuvas e desobstrução de bocas de lobo e bueiros, a serem prolongados nos primeiros dias úteis de novembro. Força tarefa de reparos da Obras e Diretoria de Trânsito (Diretran) com a pintura de sinalização horizontal em vias daquela região. O prefeito Antonio Ceron e o secretário de Obras, João Alberto Duarte, verificaram o andamento.
Vamos passear?
Explorar os pontos históricos mais famosos do município mais populoso da Serra Catarinense, Lages, é um prêmio no evento Programa Desenvolve Mais Bairro. Pelo Projeto Turismo nas Escolas, a seção de Turismo da Secretaria do Desenvolvimento Econômico viabilizou, com guia especializado, passeios de ônibus por alguns lugares especiais da cidade (Catedral Diocesana, Casarão Juca Antunes, Mercado Público Municipal, Centro Cultural Vidal Ramos, Cacimba e monumentos ao tropeirismo), aos alunos da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Aline Giovana Schmitt, localizada no bairro Guarujá. O personagem Pedro Fugêncio, interpretado pelo ator, Ader Godoy, viajou no tempo com as crianças e adolescentes passageiros, em meio à contação de histórias e estórias de Lages - fundação e lendas regionais e nacionais, como a de A Noiva e Boitatá. Em paralelo, a Secretaria mantém um city tour à comunidade e turistas.
Regina e Sílvio estão atrás de emprego
Eram 6h10 e a moradora do bairro Guarujá, cuidadora de idosos há 22 anos, Regina de Cássia Floriani, 56 anos, já estava pronta para a fila de cadastramento de currículos no Banco do Emprego e na expectativa de ser chamada para uma entrevista admissional. Regina mora sozinha e paga aluguel de R$ 450. Há pouco tempo está sem emprego fixo. “A gente bate de porta em porta, tem dificuldade por causa da idade e não consegue. O povo precisa desta atenção e o que foi feito aqui facilita a vida da gente.” Mãe de uma moça e com um neto, a profissional lembrou que seu sobrinho de 28 anos tem deficiência (hidrocefalia) e iria renovar os documentos na manhã desta quinta-feira (27 de outubro).
Desempregado há quatro meses, Sílvio Hildebrando, 35 anos, morador do Dom Daniel, segurava a senha para ter sua vez no registro de dados de currículos. Suas experiências são como armador na construção civil, almoxarife e em máquinas de cooperativas de grãos/cereais. “Com esta ação, o custo diminui porque não preciso gastar com ônibus até o Centro para entregar currículos. É bem mais fácil e bem mais perto para mim”, analisa o rapaz, que mora sozinho e não tem filhos.
Esperança estampada no rosto de quem pode ter apoio da prefeitura. “O serviço público é complexo, denso e permanente. A administração está ciente de que inúmeras pessoas não contam com meios ou recursos de se dirigir ao centro da cidade e resolverem suas pendências. Existem dificuldades e o Desenvolve Mais Bairro procura sintetizar atendimentos e, no tempo recorde de três horas, responder brevemente a demandas”, evidencia o prefeito Antonio Ceron.
Confiança, escuta, disciplina, compostura, solidez e resolutividade na interação com o contribuinte. “Gentileza e estima devem estar explícitos no perfil de um servidor ao olhar o pleito de um residente de Lages. O Desenvolve Mais Bairro foi pensado para que a máquina pública esteja mais perto da nossa gente e logo outras áreas urbanas serão amparadas, acelerando o desenvolvimento pessoal e profissional, positivando diagnósticos”, adianta o secretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Álvaro Mondadori (Joinha).
Texto: Daniele Mendes de Melo
Fotos: Ary Barbosa
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!