Perto de 1,2 mil animais entre bovinos, equinos e ovinos estão nos galpões do Parque Conta Dinheiro
O prefeito Antonio Ceron, o vice Juliano Polese, o secretário de Agricultura e Pesca Thiago Cordeiro, e demais autoridades estaduais e municipais participaram do ato de abertura da Expolages 2022, na noite desta quinta-feira (13), no Parque de Exposições Conta Dinheiro. O evento que neste ano retorna com a presença do público em geral e de expositores movimenta a economia de Lages nas atividades da pecuária, agricultura, indústria, comércio, serviços e agroflorestal.
“A Expolages mostra a força da nossa agricultura e do agro lageano. Evidenciamos nossa indústria e movimentamos o comércio com uma economia fortalecida na realização deste tipo de evento. Não esquecemos também do turismo da cidade que se beneficia com a realização da Expolages”, comentou o prefeito Ceron.
O presidente da Associação Rural de Lages, Márcio Pamplona, lembrou um pouco da história e evolução da Expolages. “A primeira exposição ocorreu em 1920, no antigo Posto Zootecnológico, onde hoje está localizado o Ginásio Jones Minosso. Na ocasião, o foco da exposição era mostrar a qualidade dos animais de Raças Europeias, seja do continente ou da Grã-Bretanha. Em 1939 foi fundada a Associação Rural de Lages, que passou a organizar as exposições. Os eventos migraram para o Posto Zootécnico do Ministério da Agricultura, no bairro Morro do Posto, e desde 1950 ocorrem no Parque de Exposições Conta Dinheiro. Devido a seu grande sucesso na década de 70, evoluiu para Feira Multissetorial, reunindo assim os diversos setores e múltiplas oportunidades de negócios. Hoje, a Expolages é uma referência não só para Santa Catarina, mas para o país”, explica.
Programação vai até segunda (17)
Na noite desta quinta-feira (13) acontece o primeiro grande leilão, de reprodutores das raças Braford, Bravon, Charolês, Devon, Hereford, Senepol e Tabapuã. Em paralelo acontece a abertura do pavilhão multissetorial.
A movimentação dos animais se dará ainda com os julgamentos de ovinos, bovinos e equinos. Quanto aos leilões, serão cinco ao todo. Quinta, 13, de reprodutores; sexta (14), reprodutores e cavalos Quarto de Milha. No sábado (15), à tarde, é a vez da Feira de Novilhas, e à noite, de cavalos Crioulos. Já na segunda-feira (17), às 18 horas, o último leilão, de Gado Geral.
Informações: Assessoria de Imprensa Expolages
Texto: Ari Junior
Fotos: Toninho Vieira
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!