Prefeito Ceron assina termos de compromisso para substituição de dez pontes no perímetro urbano e rural de Lages
14/09/2022 16:19:11
Fotos: Paulo Marques
Defesa Civil 14/09/2022 16:19:11
Prefeito Ceron assina termos de compromisso para substituição de dez pontes no perímetro urbano e rural de Lages
Oitos pontes serão construídas na localidade de Morrinhos e duas na área urbana, na região que abrange os bairros Petrópolis e Gralha Azul, e outra no bairro Guarujá
O prefeito Antonio Ceron assinou, nesta quarta-feira (14 de setembro), os quatro primeiros termos de compromisso para a substituição de pontes no perímetro urbano e rural do município. O projeto foi elaborado pela Defesa Civil Municipal, a qual conseguiu parceria com o Governo do Estado para a aquisição de kits de pontes de concreto.
O ato foi acompanhado pelo coordenador regional da Defesa Civil do Estado, Marcelo da Rocha Minussi, pelo secretário executivo da Defesa Civil Municipal, João Eduardoda Silva Pacheco, e pelo secretário municipal de Agricultura e Pesca, Thiago Cordeiro.
Ao todo serão dez pontes, sendo oito na localidade de Morrinhos e duas na área urbana, na região que abrange os bairros Petrópolis e Gralha Azul, e outra no bairro Guarujá. As quatro primeiras serão instaladas na estrada geral de Morrinhos. “Já conseguimos muitas obras importantes através da parceria com o Governo do Estado e com certeza as pontes irão contribuir muito com o fluxo de veículos e pessoas em nosso município”, destaca o prefeito Ceron.
Os recursos e a mão de obra para a construção das cabeceiras será de responsabilidade da prefeitura, através das secretarias municipais de Obras e de Agricultura e Pesca. Deverá ser aberto um processo licitatório para a execução das mesmas. Depois de concluídas as cabeceiras, os kits serão instalados de forma rápida. Todas as pontes serão de concreto. “Na localidade de Morrinhos a maioria das pontes já estavam em situação muito crítica, devido às intempéries climáticas. Como o gasto com reforma é muito grande, buscamos a melhor solução que é construir novas estruturas. A ponte de acesso entre os bairros Petrópolis e Gralha Azul também não tem mais condições de tráfego, assim como no Guarujá, que contava com uma ponte muito estreita. Nosso critério sempre foi garantir a segurança dos nossos cidadãos”, afirma o secretário Pacheco.
Na localidade do Guará, será construída uma nova estrutura ao lado da ponte existente devido ao fluxo intenso de caminhões pelo local, evitando transtornos. “A ideia é reformar a ponte antiga e não retirá-la, para que possa ser utilizada por veículos pequenos”, informa Pacheco.
A nova ponte do Guará terá cerca de 20 metros de extensão e 7,5 metros de largura, e está entre as maiores. Assim como a ponte do Pelotinhas, que deverá ter 28 metros de extensão e 6,75 metros de largura.
Texto: Aline Tives
Fotos: Paulo Marques
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!