Unidades de ensino do Sistema Municipal de Educação de Lages recebem exemplares da obra “O Continente da Lagens”
05/08/2022 09:17:55
Educação 05/08/2022 09:17:55
Unidades de ensino do Sistema Municipal de Educação de Lages recebem exemplares da obra “O Continente da Lagens”
As Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs) receberam os exemplares da obra “Continente das Lagens”, de Licurgo Costa, na tarde desta quinta-feira (4 de agosto)
A célebre obra “O Continente das Lagens”, do escritor lageano, Licurgo Costa, foi reeditada e relançada em julho deste ano e, com isso, os volumes que compõem o livro, uma referência sobre a história e o desenvolvimento do povo lageano, estão mais acessíveis à população. Desse modo, as escolas municipais pertencentes ao Sistema Municipal de Educação de Lages receberam os exemplares que estarão à disposição para toda a comunidade escolar.
A cerimônia de entrega aconteceu na tarde desta quinta-feira (4 de agosto), contando com a presença do prefeito de Lages, Antonio Ceron; secretária municipal da Educação, Ivana Michaltchuk; superintendente da Fundação Cultural de Lages (FCL), Gilberto Ronconi, e das diretoras designadas das Emebs.
O compromisso da esfera de governo com os pequenos e os jovens cidadãos. “O conhecimento sobre a origem e a evolução do município integra o crescimento pessoal e intelectual das pessoas. O Poder Público tem essa incumbência de aproximação entre a história e as gerações atuais e futuras”, pondera o prefeito Antonio Ceron.
Maior intimidade com a própria história do local de nascimento e de vida. “A entrega dos exemplares as nossas unidades de ensino do Sistema Municipal da Educação de Lages permitirá que os estudantes possam ter acesso a uma obra de referência sobre a história e a memória de nossa cidade. Seu valor é inestimável para que as crianças e os jovens possam compreender e relacionar os fatos do passado e do presente, contribuindo, assim, para a construção de uma sociedade mais cidadã”, comenta a secretária Ivana Michaltchuk.
Os volumes da obra estarão disponíveis nas unidades de ensino que possuem turmas da etapa do ensino fundamental (1º ao 9º ano) para serem utilizados pelos professores e estudantes como fonte de pesquisa sobre a história e o desenvolvimento de Lages, visto que ela descreve, minuciosamente, fatos e acontecimentos do povo lageano. A reedição concentra os quatro volumes originais em dois exemplares, com todo o conteúdo descrito por Licurgo Costa e ajustes pontuais, após o detalhado trabalho das professoras e pesquisadoras, Sara Nunes e Elisiana Trilha Castro.
Texto e fotos: Gustavo Cezar Waltrick
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!