Seminário busca formas de consolidar gestão compartilhada dos resíduos sólidos
27/07/2022 16:04:17
Toninho Vieira
Semasa 27/07/2022 16:04:17
Seminário busca formas de consolidar gestão compartilhada dos resíduos sólidos
Deste seminário sairão propostas e encaminhamentos gerais para que haja realmente uma gestão compartilhada no que diz respeito a destinação correta dos resíduos sólidos gerados em nível municipal e regional
Repensar o papel das instituições públicas em relação à gestão dos resíduos sólidos com ênfase na economia circular e logística reversa foi o principal objetivo da realização do 1º Seminário Lageano de Gestão de Resíduos Sólidos, promovido pela Prefeitura de Lages, através da Secretaria Municipal de Águas e Saneamento (Semasa), e com a efetiva participação de representantes do Fórum Nacional de Gestores de Resíduos Sólidos e do Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense (Cisama).
O evento, nesta quarta-feira, 27 de julho, no Órion Parque, em Lages, teve três palestras, no período matutino, e mesas temáticas na parte da tarde, com os participantes reunidos em grupos de trabalho.
O diretor de Resíduos Sólidos, da Semasa, Milton Matias Filho (Miltinho), falou, na abertura do evento, sobre as experiências, programas e projetos colocados em prática pela Prefeitura de Lages, sob a coordenação da Semasa, no tocante a gestão dos resíduos sólidos.
Miltinho expôs a prática dos trabalhos, com ênfase para a Coleta Seletiva do lixo, em parceria com a Cooperativa de Reciclagem, e o Programa Lixo Orgânico Zero; o Projeto de Coleta de Óleo de Cozinha (rejeito); Coleta de Lixo Eletrônico (incluído pilhas e baterias); Coleta Mecanizada do Lixo Urbano (com utilização de contentores plásticos), bem como sobre os Ecopontos, locais públicos destinados a receber materiais recicláveis. Enfim, Miltinho discorreu de forma geral sobre a competência da Prefeitura em gerir os resíduos sólidos, de acordo com o que determina a legislação nacional.
Envolvendo o contexto regional, com foco nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, falou o representante da Escola de Gestão Pública (ligada à Fecam), Dionei Walter. Já o vice-presidente do Fórum Nacional de Gestores de Resíduos Sólidos, Celso Araújo, fez a apresentação da entidade, explicando como o Fórum atua e quais são seus objetivos, conforme determina a legislação federal.
A representante do Cisama, Katynara Goedert, discorreu sobre o Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.
Participaram do seminário professores, estudantes, gestores públicos e empresariais, além de policiais militares ambientais, com destaque para a presença do vice-prefeito de Lages, Juliano Polese, e a participação do secretário municipal da Semasa, Jurandi Agostini.
“Deste seminário sairão propostas e encaminhamentos gerais para que haja realmente uma gestão compartilhada no que diz respeito a destinação correta dos resíduos sólidos gerados em nível municipal e regional. E, acima de tudo, a participação da comunidade é fundamental para que a gestão compartilhada efetivamente se concretize e se consolide”, enfatiza o diretor municipal de resíduos sólidos.
Texto: Iran Rosa de Moraes
Fotos: Toninho Vieira
Galeria
Galeria de Arquivos
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!