O sábado contou com os espetáculos de dança dos Centros de Tradições Gaúcha (CTG) Barbicacho Colorado e Planalto Lageano. As apresentações foram um resumo do que os grupos apresentam em grandes shows, um verdadeiro espetáculo
O Recanto do Pinhão Aracy Paim entra no seu último final de semana e já vai deixando gostinho de quero mais. Logo pela manhã deste sábado (18 de junho), famílias lageanas, visitantes e turistas lotaram o calçadão da Praça João Costa para prestigiar as apresentações artísticas regionais, exaltando a cultura local e mostrando ao mundo, através das telas de celulares, a tradição folclórica do Sul do Brasil, especialmente da Serra Catarinense.
O sábado contou com os espetáculos de dança dos Centros de Tradições Gaúcha (CTG) Barbicacho Colorado e Planalto Lageano, nos períodos matutino e vespertino respectivamente. As apresentações foram um resumo do que os grupos apresentam em grandes shows, um verdadeiro espetáculo com boleadeiras, dança gaúcha, chula e a tradicional dança dos facões, arrancando aplausos e surpreendendo o público atento.
Fundando em 17 de fevereiro de 1961 em Lages, o Barbicacho Colorado vem mostrando o melhor do folclore sulista nos seus mais de 60 anos de história. O "Barbicacho Dança Show", grupo de Projeção Folclórica ou Ballet Folclórico, surgiu em março de 2004 com a proposta de desenvolver a dança do Sul numa visão contemporânea e atual.
Na temática os usos e costumes dos campeiros: expressões, trajes, apetrechos e linguagem. “Nossos artistas sobem ao palco para mostrar características próprias, o linguajar, a forma de se trajar e tudo o que está relacionado com a cultural local. O turista consegue logo identificar, e é isso o que ele está procurando. Eles querem ver e sentir os aspectos regionais para conhecer e vivenciar. A Festa do Pinhão e todos os equipamentos turísticos da cidade proporcionam esta experiência aos visitantes. A dança, a música, a gastronomia, a forma de tocar e dançar são peculiares, encantam e contribuem com a indústria da cultura”, destaca o patrão do CTG, Mário Arruda.
Em palco a dança gaúcha, danças do ciclo do tropeirismo (chula), danças latinas e movimentação de boleadeiras, palas e lanças, além de coreografias criadas pelo coreógrafo do grupo. Com base no tema original e tradicional o trabalho envolve simultaneamente elementos de caráter regional e universal.
Sábado com atrações de peso para deixar saudades
E não é porque esta edição da festa está acabando que o último final de semana seria derradeiro. Quem passou pelo Centro da cidade pode conferir de perto grandes atrações como a banda Anjos de Plantão, o cantor tradicionalista Jones Andrei Vieira, entre outros, que mantiveram a alegria e empolgação do público até por volta das 21h.
Confira a programação deste domingo:
10h – Brenda Mickaele
11h – André e Léo
14h – Talentos da Coxilha Rica
15h – Poeta Iradi Chaves
16h – Pedro Freitas e Banda
17h – Daniel Dvaz
18h – Boteco Laurindo Show
Texto: Aline Tives
Fotos: Ary Barbosa de Jesus
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!