A ALE foi fundada em 1980, mas foi somente em 1990 que adquiriu a atual denominação. Atualmente, a instituição conta com 30 sócios e que se encontram em reuniões periódicas na sede da entidade, que fica na Biblioteca Pública
A Associação Lageana dos Escritores (ALE) está participando do Recanto do Pinhão Aracy Paim. Com um estande situado em lugar privilegiado e de fácil acesso, a ALE quer aproveitar a oportunidade para divulgar a literatura regional. Como complemento, a agremiação quer, na medida do possível, comercializar alguns dos títulos mais importantes da produção literária dos lageanos (natos ou adotivos).
Segundo a professora Maria Waltair Carvalho, atual presidente da ALE, nos mais de 40 anos de atividade da Associação foram publicados cerca de 500 títulos físicos, além de 30 e-books e um áudio-livro, abrangendo os diversos gêneros literários (romances, contos, poemas, pesquisa histórica, textos infanto-juvenis). “Estamos lutando para que a literatura local adquira visibilidade e seja considerada como um produto cultural de primeira necessidade”, enfatiza, ciente de que a escrita e o ficcionalizar literário transformam a vida e lhe dão cor e alegria.
A ALE foi fundada em 1980, mas foi somente em 1990 que adquiriu a atual denominação. Atualmente, a instituição conta com 30 sócios e que se encontram em reuniões periódicas na sede da entidade, que fica na Biblioteca Pública Carlos Dorval Macedo (rua Zeca Neves – Parque Jonas Ramos). Atendimentos específicos ou consultas ao acervo da ALE precisam ser agendados previamente através do fone (49) 999820813.
Destacam-se, entre os escritores que, em algum momento, integraram a ALE: Névio Fernandes, Paulo Ramos Derengoski, Edson Azambuja Gomes de Freitas, Artemio Zanon, José Ferreira, Yedda Goulart, Silda Carbonera, Lélia Camargo, Márcio Camargo Costa, entre outros.
Confira a programação do Recanto do Pinhão para esta quarta-feira, dia 15 de junho: