A ação contou com a participação de setores como o Banco do Emprego, Sala do Empreendedor, Balcão Cidadão e dois cursos de qualificação foram ofertados gratuitamente à comunidade
A primeira ação do Desenvolve Mais Bairro, uma iniciativa da Prefeitura de Lages, através da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo, foi sucesso e movimentou a região do bairro Novo Milênio. As atividades aconteceram nessa sexta-feira (20 de maio), com estandes da Secretaria montados em frente ao Mercado Simpatia, com a participação ativa da comunidade e intervenções da Rádio Clube de Lages, chamando a atenção dos moradores para que viessem até o local.
O objetivo é aproximar a comunidade dos serviços ofertados pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico. Um dos estandes com maior procura foi o do Banco do Emprego, onde as pessoas faziam fila em busca de uma oportunidade de se inserir no mercado de trabalho. O espaço disponibilizou 102 vagas de empregos, sendo 80 para Lages e 22 para outros municípios da região. Os serviços eram diversos, desde vendedores, caixas, estoquistas, trabalhadores de linha de produção, entre outros.
Após o cadastro, muitos saíram do evento encaminhados, com as entrevistas de emprego agendadas nas respectivas empresas. Camila de Oliveira Ribeiro, 22 anos, não escondia o sorriso ao mostrar o documento que a levaria até o setor de Recursos Humanos do Maxxi Atacado de Lages, onde participaria da seleção almejando a vaga. Desempregada há cinco anos e mãe de duas meninas, de quatro anos e outra de cinco meses, passava por muitas dificuldades e contava com a ajuda de sua mãe para se manter. “Estava trabalhando como diarista, mas sempre sonhei com um emprego formal. Se eu conseguir, este será meu primeiro trabalho com carteira assinada”, comemora.
Luan Dutra, 19 anos, está em busca do primeiro emprego. Ele saiu do mutirão com o encaminhamento para entrevista no Mercado Real, localizado no próprio bairro onde mora. “Seria um sonho conseguir essa vaga. Graças ao Banco do Emprego consegui agendar a entrevista e facilitar o caminho”, comenta.
Lages bate recorde de empregos na última década
O secretário do Desenvolvimento Econômico, Álvaro Mondadori (Joinha), comemora os índices positivos do Banco do Emprego nos últimos meses. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), Lages bateu o recorde de empregos formais na última década.
Somente neste ano, já somam 691 pessoas empregadas com carteira assinada. Em abril, em 18 dias úteis, 372 novas vagas foram preenchidas, uma média de 20,6 pessoas empregadas por dia, ou um novo emprego a cada 23 minutos. “Temos muitas vagas disponíveis, mas falta ainda a qualificação. Por isso estamos indo até os bairros, descentralizando os serviços da Secretaria, para que possamos mapear as principais deficiências da cidade nesta questão”, explica Joinha.
Uma equipe percorreu de porta em porta realizando uma pesquisa que tem como objetivo mapear a região. Em cada residência era questionado quantas pessoas empregadas e quem estava à procura de emprego, qual a qualificação de cada membro da família adulto, quantas pessoas trabalham na informalidade e se há empreendedores entre a população do bairro. “Vamos onde os problemas estão. Este é o nosso compromisso. Assim, aliando o poder público à comunidade, vamos construindo a cidade que queremos viver”, destaca o vice-prefeito Juliano Polese, presente no evento.
Espaço para os empreendedores
Durante o Desenvolve Mais Bairro, as pessoas também tiveram terão acesso à Sala do Empreendedor, onde foram disponibilizados serviços de aberturas de Microempreendedor Individuais – MEIs, com consultores preparados para que as pessoas empreendam com mais segurança e qualidade, e que comecem empreender no próprio bairro e assim aconteça o desenvolvimento local.
Também foram ofertados serviços de emissão de CPF, alistamento militar, segunda via do Cartão SUS, serviços realizados pelo Balcão Cidadão. A Secretaria de Agricultura e Pesca distribuiu mudas de hortaliças, como beterraba, couve, repolho e cebolinha para os moradores.
Durante à tarde foi realizado no salão da igreja os cursos de Manipulação de Alimentos e de Cuidador de Idosos. Os cursos foram ofertados gratuitamente à comunidade por intermédio do setor Qualifica Mais, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
A ideia é que todas as regiões da cidade sejam contempladas com o programa Desenvolve Mais Bairro. As próximas ações serão divulgadas em breve.
Texto: Aline Tives
Fotos: Toninho Vieira
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!