Prefeitura de Lages intensifica os serviços de desobstrução de pontes e galerias pluviais
04/05/2022 10:42:40
Fotos: Márcio Machado (Latino)
Meio Ambiente 04/05/2022 10:42:40
Prefeitura de Lages intensifica os serviços de desobstrução de pontes e galerias pluviais
Faz parte da rotina de trabalho da secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, da Prefeitura, a limpeza geral e o desassoreamento do leito e margens dos rios e córregos que cortam o território urbano de Lages
Nos dias que precederam as fortes chuvas desta primeira semana de maio de 2022, equipes de Serviços Públicos e Meio Ambiente já haviam percorrido as margens dos cursos de água procedendo com a limpeza em geral das áreas ribeirinhas, bem como fazendo a retirada de galhos de árvores das galerias pluviais e junto aos pilares de pontes e pontilhões.
Esses serviços foram realizados nos córregos de vários bairros, como por exemplo no Santa Helena, Copacabana, Beatriz e Triângulo. Também foi feito e continua sendo realizado, na medida em que seja necessário, em toda a extensão do rio Carahá.
Essa desobstrução de galhadas de árvores e de outros materiais acumulados embaixo de pontes, pontilhões e acumulados nas galerias pluviais, assim como nas margens dos cursos de água, prosseguem nesses dias de chuvas, pois são serviços essenciais para que as águas das chuvas possam fluir com mais velocidade e, desta forma, não provoquem maiores alagamentos.
O diretor de Serviços Públicos e Meio Ambiente, da Prefeitura, Paulo Sell (o Paulinho), acompanha todo esse trabalho, coordenando os serviços. “Estamos trabalhando juntamente com equipes da Secretaria de Planejamento e Obras para auxiliar a Defesa Civil no atendimento das ocorrências, principalmente os casos de quedas de árvores, deslizamentos de terra, obstrução de pistas e vias públicas”, fala Paulinho.
Já o secretário municipal, Delfes Rodrigues, faz um pedido especial à população lageana: que colabore para que todo o tipo de lixo seja devidamente acondicionado, nas residências e estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços em geral, porque somente assim, serão minimizados os problemas de entupimento de bocas de lobo e do acúmulo de lixo nas galerias e embaixo das pontes.
“O acúmulo de lixo, de qualquer espécie, acabará obstruindo a vazão das águas das chuvas e, portanto, todos precisamos colaborar. Cada um fazendo a sua parte, acondicionando e dando o destino correto ao lixo e ao material reciclável, estará contribuindo para manter a cidade sempre limpa e livre dos entulhos que só causam transtornos”, conclui Delfes Rodrigues.
Texto: Iran Rosa de Moraes
Fotos: Márcio Machado (Latino)
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!