Pela primeira vez em Santa Catarina, convenção nacional anual da Braztoa reúne especialistas, profissionais, estudiosos, autoridades, empreendedores e investidores em turismo em quatro dias de evento na região sede da Serra Catarinense, destino anfitrião da premiação
O segmento do turismo em evidência para todo o Brasil. Esta compreende a proposta da convenção nacional anual da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), maior evento de promoção de destinos e experiências turísticas do país, estreante em Santa Catarina em 2022, promovido em várias cidades da Serra Catarinense, inclusive Lages, no período de 8 a 11 de abril, com atividades determinadas para quatro municípios: Lages, Urubici, Bom Jardim da Serra e São Joaquim. Está reunindo especialistas, profissionais, estudiosos, autoridades, empreendedores e investidores da área de turismo. A convenção propriamente dita foi promovida em São Joaquim, no dia 9 de abril (sábado).
Paralelamente à Braztoa, de 8 a 10 de abril, aconteceu o 2º Estação Turismo da Serra Catarinense, em Lages, no CentroSerra Convention Center. A prefeitura de Lages colaborou com a organização e apoia ambos os eventos de enaltecimento da identidade cultural integrada pelos talentos dos 18 municípios da Serra Catarinense, com reflexões de parâmetros de turismo e prospecções para os próximos anos.
A noite de gala deste domingo (10 de abril) foi abrilhantada pelo Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2020/2022, edição com o tema Resiliência, “buscando trazer luz às ações sustentáveis adotadas nos negócios ou destinos, que permitiram sobreviver e se reinventar na pandemia e impactaram positivamente as pessoas, o planeta e a economia”, quando foram reconhecidas as cinco melhores iniciativas da indústria em torno de um turismo mais sustentável, de um total de 104, em solenidade no Mercado Público Municipal, com a presença de empresários de hotéis, aéreos, aluguel de veículos, seguro de viagem, táxi executivo e transfers, com atuação em dezenas de países; lideranças e representantes do ramo turístico; autoridades, e comunidade local. A critério do júri, homenagens e menções honrosas foram expressadas, como reconhecimento. Em 2022, as inscrições alcançaram soma superior a três mil acessos ao formulário, 686 inscrições iniciadas e 104 iniciativas finalizadas, provenientes de 22 Estados e do Distrito Federal.
Lançado em 2012, o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade é direcionado a empresas e outras organizações do setor de turismo que investem no desenvolvimento de ideias mais sustentáveis. A proposta é notabilizar projetos de impacto a partir de boas práticas ambientais, econômicas e socioculturais.
Os premiados foram os seguintes (em ordem alfabética):
O Prêmio também contou com duas menções honrosas para mobilizações que, apesar de não estarem entre as ganhadoras, mereceram destaque pela excelência dos seus projetos. São as seguintes:
O prefeito Antonio Ceron e o secretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Lages, Álvaro Mondadori (Joinha), compareceram à premiação, junto a presidente da Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures), prefeita de Palmeira, Fernanda Córdova; à secretária executiva do Conselho de Turismo da Serra Catarinense (Conserra), Ana Vieira; ao presidente da Braztoa, Roberto Haro Nedelciu, e aos vices-presidentes da Braztoa, Marina Figueiredo, Fabiano Camargo e Pablo Zabala.
Os 38 troféus foram confeccionados com subprodutos da madeira, a fita tusa, proveniente de pinus (a fita tusa é uma reutilização dos resíduos sólidos de florestas exóticas da Klabin), atendendo os principais requisitos da premiação: Reutilização, inovação e sustentabilidade, como preceitua o Prêmio. Trabalho desenvolvido artesanalmente ao longo de duas semanas pelas cinco artesãs da Associação de Artesanato Tramatusa, de Lages. Artesanato de conceito. A base dos troféus esteve sob responsabilidade da empresa lageana Zanoello Troféus e Medalhas.
Sem briga pelo pódio, mas sim, lado a lado pelo turismo
Uma das novidades desta edição foi a inexistência de categorias, pois os inscritos foram avaliados a partir de um ponto comum: a resiliência e seus resultados práticos. Portanto, não houve caráter de competição, mas de colaboração e elos, a partir da apresentação de iniciativas sustentáveis adotadas no negócio ou destino.
O processo rigoroso submeteu as inscrições finalizadas a uma avaliação e seleção preliminar. Em 1º de abril houve o anúncio dos dez finalistas: 1ª CIttaslow do Brasil “Cidade do Bem Viver” - SP (Secretaria Municipal de Turismo de Socorro/SP), Amastour Turismo de Favela - RJ (Amastour Turismo de Favela), BWT - Better World Together 2020 - 2022 - PR (BWT Operadora), CapacitaFOZ - PR (Itaipu Binacional), Conexão Baré - RJ (Braziliando Viagens e Vivências) - Vídeo Ministério do Turismo - MTur, Connection Experience - RS (Rossi e Zorzanello Feiras e Empreendimentos), Festival Gastronômico de Tubarão - SC (Associação Empresarial de Tubarão - Acit - Núcleo de Gastronomia), Joinville Cidade de Experiência - SC (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Santa Catarina - Sebrae Santa Catarina - Gerência Regional Norte), Matula Mineira Comidas de Viagem e Outras Memórias - MG (Flanar Turismo) e Vivalá durante a pandemia - SP (Vivalá).
O corpo de jurados que selecionou os finalistas e escolheu os vencedores foi composto pelos especialistas Alexandre Garrido (Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT/International Organization for Standardization - ISO), Ariane Janér (consultora), Vítor Pinheiro (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente - Pnuma), Fernando Kanni (consultor), Helena Costa (Universidade de Brasília - UnB), Márcio Fávilla (consultor), Jéssica Kobayashi (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - Senac), João Tasso (Laboratório de Estudos de Turismo e Sustentabilidade - Lets/UnB), Mariana Aldrigui (Conselho de Turismo Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo - Fecomercio/Universidade de São Paulo - USP), Oliver Hillel (Convenção Diversidade Biológica - CDB), Rafaela Lehmann (Ministério do Turismo - MTur) e Ronald Sanabria (Rainforest Alliance). Este trabalho contou com o apoio da Chief Executive Officer (CEO) e consultora da empresa Sprint Dados, Rayane Ruas, e de um grupo de estudantes voluntárias que prestaram respaldo à realização desta edição do PrêmioAlexandre Garrido (Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT/International Organization for Standardization - ISO), Ariane Janér (consultora), Vítor Pinheiro (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente - Pnuma), Fernando Kanni (consultor), Helena Costa (Universidade de Brasília - UnB), Márcio Fávilla (consultor), Jéssica Kobayashi (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - Senac), João Tasso (Laboratório de Estudos de Turismo e Sustentabilidade - Lets/UnB), Mariana Aldrigui (Conselho de Turismo Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo - Fecomercio/Universidade de São Paulo - USP), Oliver Hillel (Convenção Diversidade Biológica - CDB), Rafaela Lehmann (Ministério do Turismo) e Ronald Sanabria (Rainforest Alliance). Este trabalho contou com o apoio da Chief Executive Officer (CEO) e consultora da empresa Sprint Dados, Rayane Ruas, e de um grupo de estudantes voluntárias que prestaram respaldo à realização desta edição do Prêmio. De acordo com a Braztoa, “o novo formato, que prima por uma abordagem integrada e criteriosa, foi construído coletivamente, a partir de reflexões e sugestões de especialistas que integram este corpo de jurados”.
Movimentações de excelência. “Estas ações têm muito em comum, principalmente pelas parcerias que foram criadas em prol de um benefício coletivo, com ideias que foram das necessidades imediatas aos planos estratégicos de desenvolvimento a longo prazo. Sempre acreditamos que o grande diferencial do turismo é justamente ser H2H e nos brilha os olhos ver que, mesmo diante de uma crise tão dramática, temos tantos casos de união e de reinvenção, e que o turismo pode desempenhar um papel de tanta relevância para a sociedade. Cuidou dos negócios e da boa gestão dos destinos, e posicionou as pessoas no centro das iniciativas”, salienta o presidente da Braztoa, Roberto Haro Nedelciu.
O chefe do Poder Executivo municipal, prefeito Antonio Ceron, acompanhou o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2020/2022 na noite deste domingo. Lages, um dos pontos mais promissores do turismo estadual e nacional, sediou parte do calendário. “Os debates provocados pela Braztoa e exercitados por nossos setores públicos, permanentemente aflorados, a respeito das diversas possibilidades de exploração turística para divulgação e geração de emprego e renda, contribuem para uma rede fortalecida e uma população mais orgulhosa de seu território. A Braztoa planeja o turismo para o futuro neste que é um dos maiores encontros de operadores turísticos do Brasil. O desenvolvimento econômico e social de uma cidade e de uma região passa pelo turismo. O município de Lages coleciona uma história rica em sua fundação, tradicionalismo, clima, música, arte e em outras formas de cultura. Nosso município detém características que o tornam especial, cativante, espetacular”, analisa o prefeito, lembrando a 32ª Festa Nacional do Pinhão, de 10 a 19 de junho. “Em junho seremos alvo dos holofotes nacionais, depois de dois anos impedidos da realização da Festa Nacional do Pinhão em razão da pandemia do novo coronavírus (Covid-19)".
Responsável pela pasta da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo, o secretário Álvaro Mondadori (Joinha) recorda o contexto de vitrinismo pelo qual Lages e a Serra Catarinense como um todo estão passando hoje em dia. “O outono chegou e o inverno deve ser de grandes expectativas para lotação de equipamentos de hospedagem e de alimentação típica, não só com turistas de outras partes do Brasil, como de pontos das Américas e da Europa. Os esforços do Poder Público municipal estão voltados para uma Serra mais condensada, próspera e ativa. A Serra comporta qualidades que nenhuma outra área do planeta tem semelhante”. Atualmente, a região Sul do Brasil, com apenas três Estados, perde unicamente para a região Nordeste em termos de destino turístico.
Vitória ampla
Além de serem reconhecidos publicamente na cerimônia de premiação com certificado de participação e troféu, todos os vencedores receberam o Selo Vencedor do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2020/2022. Estas premiações contam com a chancela de organizações representativas, como o Ministério do Turismo (MTur), e também poderão integrar a Rede Braztoa de Sustentabilidade, formada pelos vencedores de todas as edições do Prêmio, jurados e representantes da entidade.
Os premiados serão divulgados no Anuário Braztoa 2022 - A Resiliência do Turismo em 2021 em Números, bem como nos canais de comunicação da Braztoa e mídia. Os vencedores passarão a ser recomendados como parceiros de negócios para operadoras Braztoa e irão receber aulas na Academia de Excelência.
O Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2020/2022 tem o Conselho de Turismo da Serra Catarinense (Conserra) e a Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures) como parceiros, o Iberostar como patrocinador, e a Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur), Ministério do Turismo (MTur) e Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) como apoiadores institucionais. A Braztoa pôde ser acessada no seu canal no YouTube - https://www.youtube.com/user/tvbraztoa.
Agenda encerra com passeios em Lages, Urubici, Bom Jardim da Serra e São Joaquim nesta segunda-feira (11)
Quatro dias de uma programação turística intensa praticada em hotéis fazenda, resorts rurais, fazendas centenárias e traços físicos e imateriais do tropeirismo na Coxilha Rica, vinícolas, restaurantes, paisagens naturais e cartões postais urbanos, com degustações de produtos peculiares serranos, sunsets e cavalgada. Para o dia 11 de abril, segunda-feira, última data de Braztoa, foram reservados passeios pelos municípios de Lages, Urubici, Bom Jardim da Serra e São Joaquim.
A Braztoa é uma promoção da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa); Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures); Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico, Meio Ambiente, Atenção à Sanidade dos Produtos de Origem Agropecuária e Segurança Alimentar (Cisama); Governo do Estado de Santa Catarina, e Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur).
Em 2019, a Braztoa foi feita em Canela, Rio Grande do Sul. Houve interrupção por dois anos em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
Texto: Daniele Mendes de Melo
Fotos: Toninho Vieira
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!