Abrigo Temporário acolhe 48 pessoas em situação de rua em uma única madrugada
03/08/2019 16:11:51
O boletim meteorológico da Defesa Civil do Estado aponta que o frio intenso se estenderá até segunda-feira / Foto fachada abrigo: Toninho Vieira / Fotos abordagem: Nathalia Lima
Defesa Civil 03/08/2019 16:11:51
Abrigo Temporário acolhe 48 pessoas em situação de rua em uma única madrugada
Uma simples ligação de celular pode salvar a vida de uma pessoa e resgatar sua dignidade
Uma das noites mais congelantes do ano foi a desta sexta-feira (2 de agosto), com temperaturas negativas que atingiram a Serra na madrugada deste sábado (3). Além das baixíssimas temperaturas, rajadas fortes de vento e uma sensação térmica corporal ainda mais gelada. Na sexta à tarde houve registro de queda de flocos de neve em vários pontos da região, como São Joaquim e Bom Jardim da Serra. Em Lages foi possível acompanhar a “chuva congelada”, popularmente conhecida como “quirera”. Se a situação já não é fácil para quem está dentro de casa, bem agasalhado no calor do ambiente, com um prato de sopa para se aquecer, fica praticamente insustentável para aquelas pessoas sem ter onde morar. As equipes do Serviço de Abordagem Social da Secretaria da Assistência Social e Habitação, e da Defesa Civil, acolheram 48 pessoas em vulnerabilidade nas ruas de Lages nesta última noite e madrugada, levadas para o Abrigo Temporário de Inverno na avenida Papa João XXIII, bairro Petrópolis. Houve casos em que primeiramente os cidadãos foram encaminhados à Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Maria Gorete dos Santos para estabilização, por exemplo, na ocorrência de indivíduo sob efeito de bebida alcoólica ou desacordado, e após transportado até o Abrigo. Idosos e pessoas com a saúde fragilizada foram deslocados para o Serviço Acolhimento POP, na rua Frei Gabriel, onde também é disponibilizado pernoite, funcionando 24 horas por dia, todos os dias da semana. O Centro POP, na rua São Joaquim, funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, Em ocasião anterior já foi registrado o acolhimento de pouco mais de 60 pessoas em uma única noite ao Abrigo, segundo o secretário da Assistência Social, Samuel Ramos.
O atendimento no Abrigo é prestado desde junho deste ano e seguirá até setembro. O Abrigo de Inverno abre às 18h para este público específico, onde as pessoas permanecem até as 8h do dia seguinte. Nestes dias de frio rigoroso, o Abrigo funciona aos finais de semana e feriados. São oferecidos banho quente, jantar, café da manhã reforçado, quartos com cobertores, agasalhos e sala de estar com lareira.
Um telefonema pode salvar vidas, por isto, quem avistar alguém passando frio em ruas, avenidas, calçadas, parques, praças e marquises, pode ligar para a Abordagem Social: 98406-2980 ou 99921-1125 ou para a Defesa Civil: 199 ou 98406-4037. As rondas em Lages continuarão até que a normalidade do clima mais ameno se estabeleça.
O boletim meteorológico da Defesa Civil do Estado aponta que o frio intenso se estenderá até segunda-feira (5 de agosto), perdendo força na terça (6). O frio será forte entre sábado (3) e domingo (4), perdendo força na gradualmente a partir da segunda-feira (5), devido à atuação de uma massa de ar polar. Neste período, em grande parte do interior do Estado, as temperaturas mínimas ficam próximas a 0°C e atingem valores negativos, com extremos de -6°C nas áreas mais elevadas. Na faixa litorânea, as temperaturas mínimas ficam entre 3ºC e 10°C, com as menores temperaturas observadas no domingo. Há condições para formação gelo na pista nas áreas mais elevadas.
Recomendações
Atenção com a população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. Além disto, abrigar animais domésticos nas noites mais frias. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, em virtude das doenças causadas pelo frio (gripe, resfriados, pneumonia, meningite) é essencial tomar medidas simples, como manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene frequente das mãos.
Quantos aos agricultores, deverão tomar medidas preventivas. Aos motoristas, cuidado ao trafegar em rodovias nas áreas serranas por conta do risco de gelo na pista, evitar acelerar e desacelerar bruscamente, manter uma distância segura do carro à frente e tentar antecipar a necessidade de parar o carro para evitar usar os freios.
Foto fachada abrigo: Toninho Vieira / Fotos abordagem: Nathalia Lima
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!