Termo de Parceria Laboral: reeducandos já atuam nos serviços de limpeza da cidade
06/10/2021 10:09:45
Fotos: Márcio Machado (Latino)
Meio Ambiente 06/10/2021 10:09:45
Termo de Parceria Laboral: reeducandos já atuam nos serviços de limpeza da cidade
Os 30 reeducandos são selecionados por apresentarem bom comportamento e disciplina durante o cumprimento de suas penas. Eles irão atuar com uma jornada de trabalho de oito horas por dia, de segunda a sexta-feira
Na tarde desta terça-feira (5 de outubro) iniciou de forma prática o trabalho dos reeducandos nos serviços gerais de limpeza da cidade. Isto se dá após o retorno do Termo de Parceria Laboral entre o Município e a Secretaria de Estado de Administração Prisional e Socioeducativa, que prevê a participação com a mão de obra de 30 reeducandos do Presídio Regional de Lages, localizado no bairro São Cristóvão, nos trabalhos de serviços gerais de manutenção e limpeza urbana do município.
O convênio
Este convênio foi celebrado no final do ano de 2019, mas teve de ser paralisado devido à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). Ele prevê o trabalho em algumas frentes de serviço da Prefeitura (nas Secretarias de Serviços Públicos e Meio Ambiente e Planejamento e Obras) dos reeducandos com aptidão para este tipo de atividade laboral.
Para o prefeito Antonio Ceron este é “um convênio entre a Prefeitura e o Governo do Estado que oportuniza aos reeducandos a ressocialização na sociedade. Um trabalho sério e humano, sem exclusões”.
Forma de trabalho
Estes 30 reeducandos são selecionados por apresentarem bom comportamento e disciplina durante o cumprimento de suas penas. Eles irão atuar com uma jornada de trabalho de oito horas por dia, de segunda a sexta-feira. Para cada três dias trabalhados é reduzido um dia da pena. Além disso, será pago um salário mínimo, o que corresponde R$ 1.100,00 pela Prefeitura ao Fundo Rotativo da Penitenciária da Região de Curitibanos, por reeducando. Deste valor, 25% serão revertidas para o fundo das atividades socioeducativas da Administração Prisional.
Texto: Ari Junior
Fotos: Márcio Machado (Latino)
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!