Cultura do prendado marca presença na Semana Farroupilha em Lages
19/09/2021 11:05:56
Fotos: Kleber Rita
Cultura 19/09/2021 11:05:56
Cultura do prendado marca presença na Semana Farroupilha em Lages
Amostra está acontecendo na Chácara Bom Jesus, promovido pela 1ª região tradicionalista do MTG-SC, com mostra de erva-mate, trajes, lãs, brinquedos e brincadeiras antigas e faz parte da programação oficial que se encerra neste domingo (19)
Sueli Dors, vice-presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho de Santa Catarina (MTG-SC) fala do tradicionalismo da região, lidas de campo, que a Semana Farroupilha tem um outro contexto histórico com referência à guerra dos farrapos, porque Lages fez parte dessa história juntamente com o Rio Grande do Sul. “Então tudo isso representa nós do tradicionalismo, a gente busca essa história e representa nas nossas coisas como em um laço, nas gineteadas, dança, música, na poesia, traduzimos tudo isso dentro da arte”, explica Sueli.
Para a 1ª Prenda Mirim da 1ª Região Tradicionalista do MTG-SC, Maria Luísa Viana Sutil, o evento representa o projeto cultural e histórico. “O cultural é o resgate de brinquedos e brincadeiras antigas como peteca, pião, entre outros. E o histórico é a boneca abayomi, feita de nós com tecido do vestido para as crianças brincarem”, explica.
Ana Flavia Andrade dos Santos é a 1ª Prenda Juvenil, e ressalta que para ter esse título passou por um concurso interno em 2019 e depois um regional pelo qual está representando atualmente, e em breve terá um concurso estadual. Ela está representando o projeto “Chimarrão, um bom mate aquece a alma”, projeto pelo qual visa proporcionar o conhecimento sobre o chimarrão, a origem, benefícios à saúde, entre outras curiosidades da bebida típica do gaúcho.
A 1ª Prenda Veterana, Kátia Cristine Castilhos Ramos representa o projeto “Lãs da Serra Catarinense”, onde desenvolve o projeto no sentido de valorizar a cultura, lãs naturais da nossa serra, valorizar o artesão tradicional e várias peças. Ela trouxe amostras, desde lã suja a lã lavada, lã cardada, lã fiada através de fuso. Peças como bacheiro, pelego, rédea trançada, trabalhado em tear, entre outros.
Rosangela Aparecida de Sá, titulada 2ª Prenda Veterana mostra o indumentário gaúcho. A prenda destaca que cada fase é uma vestimenta. “Toda época teve um traje, o da mulher não modificou muito, sempre foi camisa, casaquinho, saia, vestido. Já o masculino foi evoluindo até chegar na bombacha. Nos tempos atuais mudou o estilo do tecido, mas não mudou o estilo da roupa, afinal, eles estão mostrando uma cultura, uma tradição e isso não se mexe, não se modifica”, afirma.
Essas são pequenas amostras dos trabalhos feitos pela 1ª RT tradicionalista do MTG –SC. Cada uma das prendas com sua aptidão, para ser denominada prenda, passam por prova escrita, prova artística, tem que saber dançar, declamar, laçar, contar causo, fazer artesanato, saber cozinhar e além disso, devem possuir álbum com fotos cronológicas que represente o tradicionalismo.
A Semana Farroupilha 2021 – Bicentenário de Anita Garibaldi é uma promoção da Prefeitura de Lages por meio da Fundação Cultural (FCL), com apoio da Secretaria de Agricultura e Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo e com a ação conjunta dos agentes culturais dos CTG’s, a 1ª Região Tradicionalista do Movimento Tradicionalista Gaúcha do Estado de Santa Catarina (MTG-SC/1ª RT), ALCAT (Associação Lageana de Cultura e Arte Tradicionalista) e Chácara Bom Jesus.
Texto: Débora Fauzel
Fotos: Kleber Rita
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!