O secretário da Agricultura e Pesca, Thiago Cordeiro, acompanhou o prefeito e, na Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, dialogou sobre a implantação de estufas agrícolas para cultivo de hortaliças e frutas, à agricultura familiar (com a entrega do Projeto Cultivo Protegido); sanidade animal, e piscicultura
O desenvolvimento econômico rural de uma região passa pela fabricação e distribuição comercial de cervejas produzidas artesanalmente, um segmento que cresce de forma fabulosa, principalmente na Serra Catarinense, começando pelos bastidores essenciais, no cultivo de lúpulo e cevada, assegurando diversificação e maior renda aos agricultores em suas propriedades, bem como agregar valor à produção, sobretudo com os cereais de inverno. Ao amanhecer desta quarta-feira (18 de agosto), o prefeito Antonio Ceron viajou à capital Florianópolis, onde participou de uma programação na Casa D’ Agronômica com o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva, e a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) no meio da tarde. Mais cedo, no final da manhã, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), o chefe do Poder Executivo tratou de assuntos relevantes ao município. Enquanto isto, o secretário da Agricultura e Pesca de Lages, Thiago Cordeiro, estava em conversações com a assessoria da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, a respeito da implantação de estufas agrícolas para cultivo de hortaliças e frutas, favorecendo famílias da agricultura familiar (com a entrega do Projeto Cultivo Protegido); sanidade animal, e avanço da piscicultura, entre outros, com o intuito de aplicabilidade e propor condições facilitadoras de trabalho aos produtores rurais do município serrano. O secretário municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Delfes Rodrigues, também acompanhou a agenda oficial.
Lançamento da cerveja Toda Nossa
Entre os conteúdos tratados no encontro entre o prefeito Antonio Ceron e o governador Carlos Moisés da Silva esteve o lançamento da cerveja Toda Nossa - Brazilian Pale Ale - Puro Malte - produto artesanal fabricado com ingredientes inteiramente cultivados em Santa Catarina. A cevada é produzida em Santa Catarina; o lúpulo na Serra Catarinense, e a levedura, uma variedade Saccharomyces cerevisiae, plantada em Palhoça, na Grande Florianópolis. As autoridades, dentre as quais, empresários do ramo, degustaram a bebida e receberam exemplares. “Cada conquista e passo a passo devem ser levados em consideração. Os processos de fabricação da cerveja artesanal são minuciosos e dependem de investimentos focados. Temos vários exemplos de empresas premiadas em Lages, e a prefeitura tem se empenhado em ouvir estes empresários e os cultivadores, e em se familiarizar com suas demandas para ajudar a tornar o trabalho mais tecnológico e ainda mais profissionalizado”, declara o prefeito Antonio Ceron.
Referências lageanas para o Brasil
Em Lages, a Secretaria Municipal da Agricultura e Pesca presta suporte técnico direto a produtores de lúpulo e cevada, com seus servidores e profissionais também da Epagri. A cidade já conta com um catálogo otimista de empresas cervejeiras artesanais, um empreendedorismo que desponta em alta velocidade. “O município de Lages foi uma das precursoras e apoiadoras das Unidades de Referência Tecnológica (URTs) em produção de lúpulo (Família Carraro, na localidade Macacos, distrito Índios) e cevada (Fazenda Santa Catarina, na Ambev). Somos pioneiros no cultivo de ingredientes para a produção de cerveja, e fomos o único município presente neste evento de lançamento, juntamente à Epagri; Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc); Cervejaria Ambev, e Lohn Bier, a fabricante da cerveja Toda Nossa”, celebra o secretário da Agricultura e Pesca, Thiago Cordeiro, presente na solenidade.
Respaldos públicos
A Lei Estadual nº: 18.050/2020 incentiva a produção catarinense de cerveja artesanal. Com esta medida, em eventos realizados com recursos públicos em que houver venda de cerveja, ao menos 20% do total comercializado devem ser de cerveja artesanal produzida em território catarinense.
O Governo do Estado oferece apoio a empreendedores catarinenses por intermédio de programas, como o NaSCer e Inovatur, além de outros, do Programa de Desenvolvimento da Empresa Catarinense (Prodec), Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação (Fapesc), Sebrae/SC e Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur), oferecendo mentorias coletiva e individual, palestras, oficinas, workshops e demais orientações às pessoas que desejam se tornar empreendedoras em um plano de negócio ou às experientes que buscam aperfeiçoamento, qualificando ideias, com sistema de pré-incubação e apoio metodológico para transformar uma pensamento inovador de projetos em negócio rentável. Pela inovação, os programas impulsionam a busca de soluções e novos negócios, gerando riqueza, desenvolvimento, capacitação e emprego. As propostas precisam ser caracterizadas como ideias de produtos (bens e/ou serviços) ou processos inovadores, com potencial para transformação em startups que envolvam a conversão de conhecimento tecnológico em novos produtos, processos ou serviços aptos para o mercado.
Texto: Daniele Mendes de Melo
Fotos: Divulgação
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!