Programa Lages Melhor: pequenas dançarinas seguem com aulas presenciais de ballet no núcleo do Bairro Guarujá
16/08/2021 10:45:58
Fotos: Éder Goulart
Cultura 16/08/2021 10:45:58
Programa Lages Melhor: pequenas dançarinas seguem com aulas presenciais de ballet no núcleo do Bairro Guarujá
O brilho nos olhos e os movimentos delicados expressam o sorriso do rosto escondido pelas máscaras
Alguns pais e avós orgulhosos e atentos acompanham a participação nas atividades de ballet de cerca de 50 crianças com idades a partir de cinco anos que ensaiam no núcleo que funciona na sede da associação de moradores do bairro, Guarujá, em vários dias e horários – um dos diversos espalhados pela cidade que oferecem cursos gratuitos de artes visuais, música e danças em um projeto idealizado pelo Prefeito Antonio Ceron e executado pela Fundação Cultural de Lages (FCL) desde 2017.
“Desde criança eu queria ser bailarina. Como minha mãe via que eu ensaiava dentro do meu quarto, ela pensou em me trazer aqui e estou muito feliz”, diz a empolgada bailarina Isabelly Almeida Gastaldi, de nove anos de idade.
Já a vovó Sulamita Mendes se diz a principal motivadora da bailarina Isadora Rodrigues Mendes. “Ela adora vir, e eu a incentivo muito para dançar. Tanto que moro longe, mas faço questão de trazê-la, já que os pais trabalham o dia todo e se ela não estivesse aqui, estaria em casa sem fazer nada, talvez dormindo”. Isadora fazia ballet no Bairro Santa Mônica – o primeiro núcleo do Lages Melhor inaugurado em 2017 pelo Prefeito Ceron - os pais se mudaram para perto do núcleo no bairro Guarujá, onde ela está hoje.
As pequenas bailarinas na ponta dos pés repetem os suaves gestos da instrutora Maria Eduarda da Silva Rafaeli que iniciou sua história no ballet com apenas cinco anos de idade também em projeto que acontecia na mesma comunidade na escola municipal do CAIC Irmã Dulce.
“A minha avó que me levava, e a minha mestra foi a professora Areta Campos que me ensinou muito. Eu continuei me aperfeiçoando até que participei do edital público para dar aulas na Escola de Artes da Fundação Cultural e depois aqui no meu bairro pelo programa Lages Melhor, o que me realiza todos dos dias”, declara Maria Eduarda.
A profissional de educação física com vários cursos na área da dança e ballet para o público infantil, demonstra todo o seu cuidado nas posições, passos e sincronia, sem esquecer dos detalhes das roupas, maquiagem, cabelos e orientação da postura nos movimentos das bailarinas.
Para o superintendente da Fundação Cultural, Giba Ronconi, o programa tem muitos outros objetivos, que além de artístico, é uma ferramenta social na comunidade. Essa afirmativa está nos relatos dos próprios instrutores e instrutoras.
“Tenho uma aluna que é como uma filha adotiva, ela veio até o projeto pela parceria com o Abrigo Menino Jesus que acolhe crianças em situações de risco. Ela teve problemas com a família e foi acolhida. Agora já retornou para a sua casa, e mesmo assim eu continuo acompanhando ela e sua família”, conta a emocionada a instrutora Maria Eduarda.
As alunas evoluem na dança clássica, crescem e sonham em se apresentar como algumas já fizeram em grandes palcos como o Teatro Municipal Marajoara.
O bairro Guarujá conta ainda com aulas de street dance no CAIC Irmã Dulce com o instrutor Anderson Costa. A Fundação Cultural de Lages (FCL) coordena as atividades que seguem todas as medidas de segurança contra a Covid-19.
Para mais informações sobre os cursos do Programa Lages Melhor, basta ligar para a Fundação Cultural de Lages no telefone (49) 3019 74 81.