Cidade contabiliza 17.395 empresas de pequeno, médio e grande porte. Destas, 11.616 são MEIs. Em 2021 - de janeiro até junho - foram abertos 1.504 novos MEIs em Lages e, deste total, 879 foram abertos na Sala do Empreendedor
Extremamente comum nas redes sociais, familiares e amigos formulam, divulgam e compartilham correntes de apoio e fortalecimento a pequenos negócios locais, de pessoas da sua família, amigos, vizinhança e conhecidos só de vista, ainda mais nesta época em que o país ainda se recupera gradualmente das consequências econômicas provocadas pela pandemia do novo coronavírus, causador da doença Covid-19, e gerador de períodos longos de restrições sanitárias para ser evitado o alto fluxo de pessoas e aglomeração de público, atenuando o risco de transmissões. Ruas e avenidas vazias e estabelecimentos comerciais de portas fechadas e cadeado passado nas portas judiaram da engrenagem do desenvolvimento do Brasil. Apesar de mais suavizadas, as normas de coibição de novos contágios ainda persistem em nome da saúde coletiva. Mas o quadro, antes desfavorável, com ventos contrários, está passando por modificações e certa calmaria, a médio e longo prazo, pode ser visualizada tanto na questão da saúde, em razão da vacinação ampliada, quanto na área da economia que, de passo em passo, tenta ser reerguida.
Há poucas semanas, Lages ganhou uma unidade da megaloja Cassol Centerlar, líder no segmento de materiais de construção na região Sul do Brasil, edificada à margem da rodovia BR-282, ao lado do Lages Garden Shopping, que em breve, em outubro, recepcionará uma filial da C&A, cadeia internacional de lojas de vestuário e, no Brasil, uma das maiores redes de lojas de departamento do país e uma das maiores empresas varejistas, e, em setembro, uma unidade da Ri Happy Brinquedos, a maior rede varejista de brinquedos do país. As lojas Piticas, LM Kids, Supreme Açaí, TS3 Surf Skate e Loucura Lingeries também farão parte das operações do Garden. Sem esquecer a Berneck, especializada em painéis e serrados para construção civil de alto padrão com direcionamento ao mercado interno e exportação, que pode ser inaugurada ainda em 2021 e entrar em operação em seguida.
Indiscutivelmente, tão especiais quanto as grandes marcas e empresas, aos investidores Microempreendedores Individuais (MEIs) estão oportunizados serviços que os beneficiam e devem prolongar o tempo de atividade e promover a expansão desta modalidade em Lages, com impulso a investidores - padeiros; administradores de mercados, bares, pubs, lanchonetes, restaurantes e pizzarias; vendedores de roupas e calçados; mecânicos; encanadores; eletricistas; cabeleireiros; maquiadores; manicures; fotógrafos; motoboys, e promotores de evento, entre tantos outros milhares de trabalhadores em centenas de tipos de atividades econômicas previstas no Portal do Empreendedor, do Governo Federal.
Os bairros Guarujá e Santa Helena são praticamente autossuficientes e estão em crescimento populacional, imobiliário e financeiro. Referências para outros bairros, possuem lojas de vestuário, variedades, eletrodomésticos e de materiais de construção; farmácias; supermercados; oficinas mecânicas, de borracharia e chapeação; autoelétricas; consultórios odontológicos; instituições financeiras; casas lotéricas; bares; lancherias; restaurantes; pizzarias, e salões de beleza, além de outros pontos de comércio e de prestação de serviços.
O MEI, categoria para quem fatura até R$ 81 mil por ano, é considerado o maior programa de inclusão econômica e social da atualidade. O Microempreendedor Individual (MEI) pode ter até 16 atividades diferentes cadastradas em seu Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ MEI), uma como atividade principal e outras 15 atividades secundárias. Atualmente são 466 as atividades disponíveis no MEI.
Novos 1.504 MEIs em Lages em dois trimestres
Em Lages, de acordo com dados atualizados, está registrada a existência de 11.616 MEIs. A totalidade de MEIs do município corresponde a aproximadamente 10% do total de empresas instaladas em Lages. A cidade contabiliza 17.395 empresas de pequeno, médio e grande porte. Destas, 11.616 são MEIs.
Neste ano de 2021 - de janeiro até junho - foram abertos 1.504 novos MEIs em Lages e, deste total, 879 foram abertos na Sala do Empreendedor, serviço especialmente voltado ao Microempreendedor Individual (porém, com atendimento a todos os segmentos de empresários que desejarem orientações). Os demais MEIs foram abertos pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e no site do Portal do Empreendedor.
Levantamento do ano de 2021 em Lages expõe os seguintes dados: Abertura de novos 269 MEIs em janeiro, destes, 140 através da Sala do Empreendedor; 274 MEIs abertos em fevereiro, dos quais, 125 pela Sala do Empreendedor; 224 novos MEIs em março, destes, 153 abertos pela Sala do Empreendedor; 244 MEIs abertos em abril, destes, 133 pela Sala do Empreendedor; 252 novos MEIs em maio, dos quais, 182 abertos por intermédio da Sala do Empreendedor, e 241 novos MEIs abertos em junho, destes, 146 por parte da Sala do Empreendedor, totalizando, portanto, 1.504 MEIs abertos no período de seis meses, dos quais, 879 pela Sala do Empreendedor.
Em média, são efetuados 960 atendimentos mensalmente na Sala do Empreendedor, divididos entre aberturas de MEIs, alterações de informações, inclusão de atividades e renovação de alvarás. “Os Microempreendedores Individuais podem contar conosco para dirimir dúvidas, buscar soluções e interpretar legislações e procedimentos, bem como executá-los no tempo mais célere possível para que o empresário possa resolver suas pendências sem ir a vários locais públicos, pois os serviços estão concentrados, e iniciar seu trabalho com tranquilidade. Grandes empresas ou já se instalaram suas unidades e filiais em Lages ou estão em processo de instituição e aparelhamento na cidade. A pandemia será superada, os empresários estão confiantes e a Secretaria do Desenvolvimento está com um aparato técnico para bem atender a todos que acessam a estrutura. A felicidade do empresário, sem dúvidas, reflete em nosso trabalho”, evidencia o secretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Álvaro Mondadori (Joinha). Informações adicionais podem ser consultadas em https://www.gov.br/governodigital/pt-br/mapa-de-empresas/painel-mapa-de-empresas e em https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/empreendedor.
Você ainda não conhece a Sala do Empreendedor?
Um dos serviços da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo, a Sala do Empreendedor disponibiliza suporte a profissionais liberais para ampliarem seu campo de atuação pela formalização e regularização de negócios, facilitando o cadastro ao Microempreendedor Individual (MEI). A formalização é gratuita e gera apenas uma taxa mensal paga de acordo com a atividade exercida, e ao investidor é possível o recolhimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para garantir aposentadoria, auxílio-doença e auxílio de licença-maternidade; isenção de tributos; abertura de conta em agência bancária e obtenção de acesso a crédito com juros mais baixos por ser pessoa jurídica; emissão de nota fiscal eletrônica de imediato; possibilidade de venda para outras empresas e órgãos públicos (venda direta ou por licitação), e apoio técnico do Sebrae para aprender e aprimorar estratégias de negociação e de captar preços e condições nas compras de mercadorias para revenda, melhor prazo junto aos atacadistas e melhor margem de lucro.
E para agilizar ainda mais a vida do empreendedor foi instalado um guichê do Banco da Família anexa à Sala do Empreendedor, no segundo pavimento da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo, cujo propósito está na liberação de recursos aos Microempreendedores Individuais (MEIs) através de empréstimos pelo Programa Juro Zero, enaltecendo o empreendedorismo, a formalização e o desenvolvimento da economia da Serra Catarinense.
Como faz para usufruir das vantagens?
A pasta necessária para solicitar a abertura de MEI na Sala do Empreendedor é composta por documento com foto - Carteira de identidade (Registro Geral - RG) ou Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH); título de eleitor; comprovante de residência; parte do carnê de Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) que mostre a metragem do imóvel ou o espelho de cadastro; cópia do contrato de aluguel, caso o imóvel seja alugado; certificado de curso, e recibo da última Declaração do Imposto de Renda, caso seja declarante. Os empresários são recebidos na Sala do Empreendedor de segunda a sexta-feira, em horário das 8h ao meio-dia e das 14h às 18h.
O Banco do Emprego, fixado junto à Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo, contribui diretamente com a contratação de mão de obra oferecida pelos Microempreendedores Individuais (MEIs) e outros empreendimentos de diversificados portes, a exemplo do preenchimento dos cerca de 1.300 postos de trabalho novos abertos em Lages nos últimos meses. A Secretaria oportuniza, ainda, a capacitação de pessoas com cursos gratuitos do Programa Qualifica Melhor Lages em dezenas de áreas profissionais.
Texto: Daniele Mendes de Melo
Fotos: Toninho Vieira
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!