Praça da Catedral:Cuidados com o Meio Ambiente são serviços rotineiros
09/07/2021 12:27:44
Ary Barbosa
Meio Ambiente 09/07/2021 12:27:44
Praça da Catedral:Cuidados com o Meio Ambiente são serviços rotineiros
Diariamente o servidor faz a varrição e repõe, a cada semana, o conjunto de lixeiras da praça. Já os serviços de jardinagem, que compreendem o cultivo de flores, arbustos ornamentais, e árvores, é feito por equipes do Horto Municipal
Há 10 anos seguidos, o servidor público municipal Ari Antunes, 68 anos, cuida da limpeza pública da Praça João Ribeiro, no Centro de Lages. Local mais conhecido por Praça da Catedral. Seu Ari trabalha ali desde que foi efetivado na Prefeitura através de concurso público instituído em 2011.
Com todo esse tempo de trabalho em local fixo, ele acompanhou a transformação ocorrida com as obras de reforma da Praça da Catedral. “Não ouvi reclamação de niguém pelo fato de ter sido feita a reforma da praça. Vejo as pessoas só elogiarem o que foi feito aqui. Dizem que agora ficou mais espaço livre para passeio e para tirar fotos da catedral”, diz o zelador da praça.
Seu Ari disse que com a retirada dos pés de legustro e o replantio de novas espécies de árvores, entre elas o Ipê Amarelo, o serviço de limpeza também ficou menos trabalhoso. “Antes havia muito acúmulo de sementes e folhas das árvores. Agora caem menos folhas, mas mesmo assim o serviço é o mesmo e com a mesma frequência. Trabalho fixo, aqui, de segunda à sexta-feira, das 7 horas ao meio dia e das 14 horas às 17 horas”, relata ele.
Diariamente o servidor faz a varrição e repõe, a cada semana, o conjunto de lixeiras da praça. Durante a rotina diária e semanal de trabalho, além de suas ocupações corriqueiras, atende, eventualmente, pessoas de fora da cidade que sempre têm pedidos de informações. “As pessoas de fora não conhecem a cidade e geralmente atendo elas na medida do meu conhecimento", comenta.
Além da limpeza desse local específico, seu Ari também se ocupa em manter limpo o entorno e arredores da praça. “Faço a varrição de folhas vindas das cerejeiras da rua Nereu Ramos, até porque se não fizer isso elas acabam sendo jogadas pelo vento de volta para a praça. Esse é o meu trabalho e cada um fazendo a sua parte, tudo funciona bem”, disse o servidor lotado na secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente.
Já os serviços de jardinagem da Praça João Ribeiro, que compreendem o cultivo de flores, arbustos ornamentais, e árvores, é feito por equipes do Horto Municipal. Recentemente foi feita a reposição das espécies de flores que embelezam a praça. Troca das espécies de verão pelas de inverno.
Texto: Iran Rosa de Moraes
Fotos: Ary Barbosa
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!