Propriedade lageana é certificada pela Cidasc como livre da brucelose e tuberculose
21/06/2021 17:30:58
Fotos: Toninho Vieira
Agricultura 21/06/2021 17:30:58
Propriedade lageana é certificada pela Cidasc como livre da brucelose e tuberculose
A propriedade do pecuarista Decio da Fonseca Ribeiro recebeu o documento emitido pela Cidasc, comprovando a sanidade do rebanho e que o leite e seus derivados provém de animais sadios
A prefeitura municipal de Lages, através da Secretaria de Agricultura e da Pesca, incentiva os produtores do município na busca pela certificação de propriedade livre da brucelose e tuberculose. Todos os exames são custeados pela prefeitura, com custo zero para o produtor rural.
Na sexta-feira (18 de junho), o chefe do executivo, prefeito Antonio Ceron e o vice Juliano Polese, acompanhados do secretário da Agricultura e Pesca, Thiago Cordeiro e do presidente da Câmara de Vereadores, Gerson Omar dos Santos, acompanharam a entrega do Certificado de Estabelecimento de Criação Livre de Brucelose e Tuberculose para o pecuarista Decio da Fonseca Ribeiro e sua esposa Sandra Sell Ribeiro. O certificado foi entregue pela Cidasc – Departamento Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina.
A família tem histórico na criação de gado de leite. Na propriedade, os produtores criam 127 animais da raça Jersey, na localidade de Mangueirão, interior do município. “Esta é uma homenagem muito merecida, em nome de todos aqueles que trabalham na melhoria da saúde do nosso rebanho especificamente neste caso de brucelose e tuberculose”, disse o prefeito.
A brucelose e a tuberculose são importantes zoonoses que acometem os rebanhos leiteiros não somente em Santa Catarina, mas em todo o mundo. Além de comprometerem a lactação e a reprodução bovina, tem a gravidade dessas enfermidades para a saúde pública.
A solenidade de entrega do certificado foi realizada no Orion Parque Tecnológico. O documento, emitido e entregue pela Cidasc aos produtores que cumprirem a legislação federal, comprova a sanidade do rebanho e que o leite e os produtos derivados oriundos dessa propriedade certificada provém de animais sadios.
O produtor recebeu o certificado das mãos do presidente da Cidasc, Plinio de Castro, do prefeito Antonio Ceron, do secretário municipal da Agricultura e da Pesca, Thiago Cordeiro e do gestor de Defesa Agropecuária do Departamento Regional da Cidasc de Lages, Yuri Jivago Ramos.
Texto: Aline Tives, com informações da Assessoria de Comunicação da Cidasc
Fotos: Toninho Vieira
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!