Além do drive-thru, a vacina para os idosos está disponibilizada na Vigilância Epidemiológica, anexa a Secretaria da Saúde, no centro da cidade. Aos idosos acamados, a imunização é feita por profissionais que atuam no Serviço de Atenção Domiciliar (SAD). Para este atendimento pode ser feito contato pelo telefone 3251-7981
O drive-thru foi implantado pela Secretaria Municipal da Saúde no Parque de Exposições Conta Dinheiro, para a imunização contra o novo coronavírus e, nesta sexta-feira (5 de março), dia em que foi atendido o grupo dos idosos nonagenários (que chegaram ou já ultrapassaram a idade dos 90 anos) e também idosos na faixa de 80 a 84 anos de idade, funciona normalmente desde às 9 horas.Enquanto os nonagenários recebem a 2ª dose da CoronaVac, idosos da faixa etária entre os 80 e 84, que ainda não receberam a 1ª dose da mesma vacina, estão sendo imunizados. Estes estão sendo atendidos dentro do Pavilhão Afonso Ribeiro e os nonagenários são vacinados sob tendas no lado de fora, porém, na parte interna do Parque de Exposições.
Responsabilidade com administração de doses
Há frascos de vacina que contêm dez doses cada um e, quando aberto um deles, a validade é de até seis horas. Portanto, quando se abrir um destes, logicamente, é porque deve ter dez pessoas na fila à espera da vacina.
Tem também frasco que contém dose única de vacina. Ou seja, tudo tem de ser controlado, não pode haver descuido ou desatenção que vá fazer com que, por exemplo, um frasco com dez doses seja aberto sem que haja número suficiente de pessoas em aguardo para receber a vacina. A vacinação em drive-thru envolve logística de trabalho e atendimento, exigindo, sobretudo, grande empenho e atenção redobrada dos profissionais da Saúde, com atuação de uma equipe formada por 70 profissionais (áreas técnica, administrativa e de serviços de apoio).
Locais de vacinação
Além do drive-thru, a vacina para os idosos está disponibilizada na Vigilância Epidemiológica, anexa à Secretaria da Saúde, no centro da cidade. “No drive-thru estão sendo atendidos os idosos que chegarem de carro, exclusivamente. Os demais podem procurar a Vigilância Epidemiológica para serem imunizados. Todos serão bem assistidos”, explica a enfermeira coordenadora do drive-thru, Michelli Proença. Aos idosos acamados, a imunização é feita por profissionais que atuam no Serviço de Atenção Domiciliar. Para este atendimento pode ser feito contato pelo telefone 3251-7981.
Um gesto de carinho
Pela manhã, nesta sexta, o clima de otimismo do drive-thru foi reforçado por um gesto de carinho e reconhecimento por parte de uma idosa que chegou ao local da imunização conduzindo o seu próprio veículo. Ao parar no ponto de recepção, Vera Regina entregou um vaso de flores para a profissional de Saúde Isadora, que lhe atendia naquele momento.
A emoção, alegria e positividade daquela atitude logo contagiou a todos que presenciaram a cena. “Isto, sem dúvida, anima e renova a esperança de toda uma equipe de profissionais que no dia a dia busca sempre atender a todos da melhor forma possível”, expressa a coordenadora do drive-thru, Michelli Proença.
Texto: Iran Rosa de Moraes
Fotos: Toninho Vieira e Ary Barbosa
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!