Programa de reconhecimento de paternidade recebe emenda parlamentar
16/02/2021 10:09:19
Assistência Social 16/02/2021 10:09:19
Programa de reconhecimento de paternidade recebe emenda parlamentar
O Instituto Paternidade Responsável (IPR) atenderá cerca de 500 casos de paternidade durante dez meses
O Instituto Paternidade Responsável (IPR), que funciona nas dependências da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), dirigido por Marciano Corrêa e pela facilitadora de Justiça Restaurativa e Consteladora, Rita Lang, recebeu do secretário municipal de Assistência Social e Habitação, Jean Pierre Ezequiel, a primeira parcela de emenda parlamentar destinada a fomentar o projeto de reconhecimento paterno. Ao todo, o IPR receberá três parcelas de R$ 50 mil reais.
O projeto está dividido em várias etapas: capacitação de pessoal para atender a demanda, identificação dos casos e reconhecimento da paternidade. Na última fase, serão realizados exames de DNA e, caso necessário, processos jurídicos para regularizar a situação dos envolvidos.
O público-alvo desse atendimento está sendo cadastrado nos equipamentos sociais ligados à Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação: CRAS, CREAS e Centro Pop.
Na visão do secretário municipal, “esse trabalho, que está sendo desenvolvido a mais de 17 anos, procura unir as famílias, possibilitando que crianças e adolescentes possam ganhar, de fato e de direito, o reconhecimento da paternidade. É uma forma de recriar o vínculo familiar que se perdeu ao longo dos anos”.