Lideranças da Serra Catarinense debatem alternativas de forma conjunta diante da lotação dos leitos destinados a pacientes da Covid-19 e garantem novas vagas em hospital Lages
05/12/2020 18:09:00
Arte: Carlos Alberto Arruda Junior
Saúde 05/12/2020 18:09:00
Lideranças da Serra Catarinense debatem alternativas de forma conjunta diante da lotação dos leitos destinados a pacientes da Covid-19 e garantem novas vagas em hospital Lages
Na sexta-feira (4 de dezembro) a rede hospitalar de Lages chegou a registrar 100% de ocupação dos leitos de enfermaria e UTI Covid. Para resolver a situação, foram realizadas reuniões emergenciais na noite de sexta-feira (4) e no sábado (5) que resultaram na disponibilização de seis novos leitos de enfermaria para pacientes da Covid-19
Texto: Flávio Fernandes
A alta taxa de ocupação dos leitos de enfermaria e UTI destinados a pacientes do novo Coronavírus (Covid-19), voltou a ser discutida na manhã deste sábado (5 de dezembro). A Prefeitura de Lages, através da Secretaria Municipal da Saúde, teve a iniciativa de propor uma nova reunião com representantes dos órgãos de saúde da região para buscar alternativas e estratégias de forma conjunta, diante do agravamento da pandemia no cenário local.
Foram convidados para o encontro on-line todos os secretários de saúde dos municípios da Serra Catarinense, representantes dos hospitais da região e componentes de Rede de Urgência e Emergência, Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região da Amures (CIS-Amures), Centro de Triagem da Covid-19, UPA 24 Horas, Central de Regulação de Leitos.
Entre os temas tratados durante o encontro, está o plano de contingência que prevê a reserva técnica de leitos clínicos dos demais hospitais da região, para pacientes suspeitos e confirmados da Covid-19. “Se considerarmos os leitos dos hospitais de São Joaquim, Otacílio Costa e Bom Retiro, temos leitos habilitados que poderão receber pacientes da Covid” explica o secretário municipal da Saúde, Claiton Camargo de Souza.
Outro importante encaminhamento feito neste sábado (5), foi a confirmação de que o Hospital Seara do Bem disponibilizou seis leitos de enfermaria para atender pacientes da Covid-19, em um setor separado dos demais. “Esse é um esforço conjunto entre o Seara do Bem e a Secretaria da Saúde de Lages para que possamos ampliar a oferta de leitos nesse momento crítico”, reforça. “Importante destacar que essa ação não vai interferir na rotina de atendimentos da nossa unidade e que todos os protocolos de segurança serão seguidos rigorosamente para garantir a segurança dos demais internados e dos nossos profissionais”, acrescenta Éder Gonçalves, administrador do Hospital Seara do Bem.
A Comissão Intergestora Regional (CIR) emitiu neste sábado um ofício formalizando o acordo entre a Rede de Urgência e Emergência em encaminhar os pacientes de enfermaria Covid para os seis leitos disponibilizados pelo Hospital Seara do Bem, e na eventualidade de Lages voltar a registrar 100% de lotação dos leitos Covid, os pacientes poderão ser encaminhados aos demais hospitais da região.
Ações alinhadas neste sábado já surtem efeito
Devido a ampliação da oferta de seis leitos de enfermaria no hospital Seara do Bem e outros fatores associados, já foi possível perceber uma leve redução nos indicadores de ocupação de leitos. Às 17h deste sábado, a Secretaria Municipal da Saúde contabilizava 84% ocupação dos leitos de enfermaria e 91% nos leitos de UTI Covid.
Agravamento da pandemia é uma realidade em todo estado
Na noite de sexta-feira (4) todos os 46 leitos de UTI Covid e os 67 leitos de enfermaria Covid nos hospitais Nossa Senhora dos Prazeres e Tereza Ramos estavam ocupados, o que significa 100% de lotação dos leitos Covid disponíveis na cidade.
Em Santa Catarina esse resultado não é muito diferente, tendo em vista que às 11h de sábado (5), dos 686 leitos de UTI Covid disponíveis na rede hospitalar catarinense, 647 estavam ocupados, o que representa um índice de 94,31% de lotação.
Arte: Carlos Alberto Arruda Junior
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!