Demais assuntos são desenvolvidos pelo secretário da Saúde nas lives do Boletim Epidemiológico semanal, correspondendo a questionamentos elaborados nos comentários
Em um novo Boletim Epidemiológico, o semanal apresentado e transmitido ao vivo pela Secretaria Municipal da Saúde, compartilhado na manhã desta segunda-feira (21 de setembro), foram aprofundadas estatísticas sobre o desenvolvimento do combate ao novo Coronavírus em Lages e na Serra Catarinense, em abordagem liderada pelo secretário da Saúde, Claiton Camargo de Souza, que detalhou os dados e interagiu com os seguidores da página da prefeitura de Lages no Facebook, respondendo a comentários e esclarecendo dúvidas. Na página da prefeitura de Lages no Facebook foram explanados os mais recentes dados relacionados ao enfrentamento da doença em Lages e na Serra.
Os seguintes tópicos foram pormenorizados: de Lages, dados globais e regionais da pandemia, painel detalhado dos casos investigados, total de casos confirmados, total de óbitos confirmados, casos confirmados por dia, total de óbitos confirmados por dia, total de casos monitorados pela Secretaria da Saúde de Lages, cobertura por Unidade Básica de Saúde (UBS) - casos monitorados, ativos e confirmados e de óbitos confirmados, total de atendimentos no Centro de Triagem para a Covid-19 e Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) 24 Horas Maria Gorete dos Santos por mês (março a setembro) e por dia (de julho a setembro), origem do resultado de casos confirmados, casos confirmados por gênero, óbitos confirmados por gênero, faixa etária de casos confirmados, faixa etária de óbitos confirmados, histórico de doença crônica ou preexistente de casos confirmados e de óbitos confirmados, necessidade de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de casos confirmados e de óbitos confirmados, profissionais de saúde em casos confirmados, total de confirmados em Lages e na Serra Catarinense, internações em leitos Covid-19 Lages e Serra, leitos Covid-19 Lages e Serra, taxas de confirmações e óbitos a cada 100 mil habitantes nos maiores municípios de Santa Catarina, projeção de crescimento de casos confirmados na Serra, projeção de ocupação de leitos de UTI/respiradores na Serra e avaliações de risco potencial - Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes-SC) junto ao Governo do Estado em diferentes datas de junho a setembro. No hotsite https://www.lages.sc.gov.br/lages-contra-o-coronavirus/ é possível consultar todos os boletins epidemiológicos integralmente.
Numérica e proporcionalmente, uma das informações mais pertinentes à população constitui a soma total de 25 casos confirmados localizados em área descoberta por Unidade Básica de Saúde (UBS) em Lages. Este contingente está seguido por 248 casos nas áreas dos bairros Sagrado Coração de Jesus e São Cristóvão e 218 nas áreas do Centro e Coral, empatadas.
Entre os registros relevantes à população repassados nesta penúltima segunda-feira de setembro está a referente à diminuição da procura do Centro de Triagem para a Covid-19 por parte dos cidadãos. Desde o início do mês de setembro, até sábado (19), o Centro de Triagem havia atendido 1.553 pessoas, enquanto no mês inteiro de agosto foram 4.895 atendimentos neste mesmo local. Em julho foram recebidas 4.149 pessoas.
Enquanto isto, na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) 24 Horas Maria Gorete dos Santos, foi prestada a seguinte quantidade de atendimentos: 4.750 em setembro, 6.329 em agosto e 6.357 em julho. “No Centro de Triagem, estruturado especialmente para pacientes do novo Coronavírus, um visível cenário atual de redução do ritmo da pandemia. Este é o resultado dos cuidados e da gestão do problema e da crise causada, com medidas imediatas e efetivas. O Centro de Triagem vem em uma decadência no volume de atendimentos. Estamos, inclusive, tomando algumas medidas administrativas de redução da quantidade de profissionais para atendimento neste local. Contudo, o Centro de Triagem será mantido até pelo menos início de dezembro, pois se desconhece a situação da pandemia do novo Coronavírus até lá e temos de lembrar de analisar esta questão da evolução dos estudos para existência de uma vacina no planeta”, ressalta o secretário da Saúde de Lages, Claiton Camargo de Souza.
O coronavírus vai, aos poucos, sendo desmascarado
Uma evolução no conhecimento de como lidar com a doença e os fatores da redução da demanda no Centro de Triagem. “Estamos aprendendo a lidar com o vírus. Temos mais domínio de informações do que tínhamos no começo e isto contribui para que façamos uma gestão melhor ainda do quadro a partir de agora. Nossas projeções estão cada vez mais assertivas e faz com que tenhamos mais tranquilidade para conduzir os trabalhos. Todos os dias trabalhamos para vencer esta batalha no final. São mais de seis meses no enfrentamento da Covid-19, estamos todos cansados, porém, a melhora do panorama nos motiva a seguir atuando com profissionalismo e seriedade para cada vez mais conseguirmos atingir os nossos resultados, permitindo que as atividades econômicas retornem e às pessoas não sofrerem de ficar totalmente isoladas. A comunidade neste momento tem de continuar tomando os cuidados e evitar aglomeração, independentemente da melhora do contexto”.
O secretário reforça o apelo pela manutenção incisiva das medidas de distanciamento social, hábitos de higiene e desinfecção permanentes e empatia. “Não podemos relaxar e devemos usar álcool gel e a máscara de proteção facial, coibindo, deste modo, o crescimento de casos e a volta das restrições. Equilíbrio e sensatez nos levarão à vitória”.
Lages está com 3.114 casos confirmados, 2.924 recuperados, 109 pacientes em isolamento domiciliar, 17 pessoas internadas (casos confirmados e suspeitos), seis internações de pessoas de outras cidades da Serra, ocupação de leito de UTI Covid-19 em 33%, 70 óbitos e 31 óbitos de moradores de outros municípios da região serrana, de acordo com o Boletim Coronavírus das 10h15min desta segunda-feira (21). A nova live com dados atualizados poderá ser acompanhada às 9h da próxima segunda-feira (28 de setembro) na plataforma digital da prefeitura de Lages no Facebook - facebook.com/prefeituradelages.
Texto: Daniele Mendes de Melo
Foto: Divulgação
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!