O início e desenvolvimento dos sintomas, de repentinos, leves, graduais ou severos, de febre, cansaço, tosse, espirro, dor no corpo e mal-estar, coriza ou nariz entupido, dor de garganta, diarreia, dor de cabeça, falta de ar, emagrecimento e sudorese noturna, das doenças de resfriado, gripe, tuberculose pulmonar e Coronavírus, possuem nuances
Os sinais e sensações manifestantes da gripe comum e do novo Coronavírus, gerador da doença Covid-19, podem ser semelhantes, porém, é indispensável estar bem informado sobre as diferenciações para que haja plena compreensão e, se for o caso, o descarte de hipóteses infundadas e, sobretudo, alarde e inquietação desnecessária. Mas e como distinguir a gripe comum de Covid-19? Os sintomas da Covid-19, incluindo febre, tosse e dificuldade em respirar, são semelhantes aos de outros vírus da gripe e resfriado.
Para instruir, o início e desenvolvimento dos sintomas, de repentinos, leves, graduais ou severos, de febre, cansaço, tosse, espirro, dor no corpo e mal-estar, coriza ou nariz entupido, dor de garganta, diarreia, dor de cabeça, falta de ar, emagrecimento e sudorese noturna, das doenças de resfriado, gripe, tuberculose pulmonar e Coronavírus, possuem nuances de diferenciações entre ausente, raro, às vezes, comum e agudo. É fundamental saber separar um do outro e identificar corretamente o problema. “Neste momento, a decisão de fazer o exame para identificar Covid-19 depende do status clínico do paciente e do status da epidemia em uma localização geográfica específica”, assim explica o Ministério da Saúde (MS) e a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Uma história de viagens, especialmente viagens internacionais para uma das áreas mais afetadas, ainda é importante, mas isso está evoluindo à medida em que o surto se desenvolve internamente. Duas considerações salutares são a do contato próximo com alguém que viajou para algum local, especialmente viagens internacionais para uma das áreas mais afetadas (o que evoluiu na medida em que o surto de desenvolveu internamente), ou com alguém que foi diagnosticado com Covid-19.
À avaliação dos sintomas de resfriado e gripe também estão incluídos testes para vírus respiratórios de rotina, especialmente Influenza. “Em geral, se a pessoa não tem sintomas e normalmente não procura atendimento médico com base no que sente agora, não precisa de avaliação ou teste para Covid-19”, reforça o Ministério da Saúde (MS) em suas recomendações.
O secretário Municipal da Saúde de Lages, Claiton Camargo de Souza, argumenta que estar atento e reconhecer adequadamente os sintomas de todas estas doenças e seus eventuais avanços “é extremamente considerável na decisão pela procura do serviço público de saúde por parte da comunidade, além de facilitar o atendimento de casos e suas triagens nos locais corretos de prestação da assistência em saúde: Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) 24 Horas Maria Gorete dos Santos e Centro de Triagem para a Covid-19”.
Em conjunturas urgentes, em que a população precise de assistência fora do horário de funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, ao apresentar alguma dúvida a ser esclarecida, queixa ou sintoma da Covid-19 (febre, tosse e dificuldade respiratória), o cidadão, conforme o protocolo, deve telefonar para a Central de Atendimento Covid-19, com funcionamento 24 horas por dia, sete dias por semana: (49) 3251-7601/3251-7602. Na Galeria de Imagens desta matéria é possível visualizar as principais diferenças entre as doenças respiratórias: resfriado, gripe, tuberculose pulmonar e coronavírus.
Afinal, o que é o Coronavírus?
Os Coronavírus são uma grande família de vírus comuns em várias espécies diferentes de animais, incluindo camelos, gado, gatos e morcegos. Raramente, os Coronavírus que infectam animais podem infectar pessoas, como exemplo do MERS-CoV e SARS-CoV.
O Ministério da Saúde (MS) lembra que, recentemente, em dezembro de 2019, houve a transmissão de um novo Coronavírus (SARS-CoV-2), o qual foi identificado em Wuhan na China e causou a Covid-19, sendo em seguida disseminada e transmitida pessoa a pessoa. Portanto, Covid-19 é a doença infecciosa causada pelo novo Coronavírus (SARS-CoV-2), agente causador da doença.
A Covid-19 não é propagado pelo ar, a contaminação acontece de uma pessoa doente para outra ou por contato próximo, por intermédio de aperto de mãos (principal forma de contágio), gotículas de saliva do nariz e/ou da boca, espirro, tosse, catarro e contato com objetos ou superfícies contaminadas, como celulares, mesas, maçanetas, brinquedos e teclados de computador.
Chances reais de ser infectado pelo Coronavírus?
Transmissão comunitária quer dizer que existe a circulação do vírus na comunidade e o risco de contraí-lo aumenta. A pessoa pode contrair o vírus da Covid-19 no contato com outra pessoa que já tenha o vírus.
A Covid-19 é transmitida de pessoa para pessoa através de gotículas do nariz ou da boca. O indivíduo que está com a Covid-19, ao falar, tossir ou espirrar pode espalhar este vírus, por isto a necessidade de distanciamento de pelo menos um metro de distância entre as pessoas e da adoção das demais medidas, como uso de máscara, higienização frequente das mãos, manutenção dos espaços limpos e ventilados e não frequentar locais com aglomeração de pessoas. Os cuidados de distanciamento social, lavagem das mãos com água e sabão e uso de álcool-gel 70% são essenciais para reduzir o risco de se infectarem. “Algumas ocupações, como em serviços de saúde e segurança pública e em setores em que o trabalho ocorre em regime de confinamento, como em plataformas de petróleo e embarcações, ou ainda cujo processo de trabalho dificulte a implementação de medidas de distanciamento por ocorrerem em linha ou esteira de produção, devem redobrar os cuidados de higiene e atentar para o uso adequado de Equipamento de Proteção Individual (EPI) e outras medidas protetivas”, esclarece o Ministério da Saúde (MS). Pessoas idosas e pessoas com condições médicas pré-existentes, como pressão alta, doenças cardíacas, doenças pulmonares, câncer ou diabetes, estão mais suscetíveis a desenvolver casos mais severos de Covid-19.
Texto: Daniele Mendes de Melo
Arte quadro doenças respiratórias e foto: Divulgação
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!