Coronavírus: final de semana com fiscalização intensificada da Força de Segurança em Lages
25/07/2020 19:11:47
Defesa Civil 25/07/2020 19:11:47
Coronavírus: final de semana com fiscalização intensificada da Força de Segurança em Lages
Logo no início da tarde, deste sábado, o comboio com veículos da Defesa Civil, Diretran e Polícia Civil passou pelo Centro e principais avenidas, para averiguar se o comércio foi fechado no horário estabelecido, às 14h
A Força de Segurança, composta pela Defesa Civil, Polícia Militar, Polícia Civil, Diretran e Vigilância Sanitária dá continuidade ao trabalho de fiscalização neste sábado e domingo (25 e 26 de julho). A missão é garantir que o decreto municipal n° 18.062, que determina novas restrições devido a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), seja cumprido pela população e proprietários de estabelecimentos.
Logo no início da tarde, deste sábado (25), o comboio com veículos da Defesa Civil, Diretran e Polícia Civil passou pelo Centro e principais avenidas, para averiguar se o comércio foi fechado no horário estabelecido, às 14h. “A maioria dos comerciantes está atendendo ao nosso pedido e cumprindo com o decreto. Alguns permaneceram abertos depois do horário e por isso fazemos este trabalho de orientação e notificação”, detalha o secretário executivo da Defesa Civil, Luiz Henrique de Souza.
Após este horário, a Força de Segurança fiscalizou possíveis aglomerações de pessoas em parques e praças. Na tarde deste sábado o frio não animou as famílias a frequentarem estes locais, muito procurados em épocas normais e no verão. “Encontramos alguns skatistas utilizando a pista na rua São Joaquim. Alguns não faziam o uso de máscaras e todos foram orientados a saírem do local”, conta o secretário da Defesa Civil.
O trabalho consiste também na averiguação de denúncias da própria população de locais onde existam aglomerações de pessoas, como por exemplo festas clandestinas e bares que não cumprem com as regras sanitárias. “Recebemos muitas denúncias de festinhas ocorrendo em chácaras e terrenos particulares, o que não é permitido. Nosso trabalho se estende por todo o final de semana, até meio da madrugada”.
Para o prefeito Antonio Ceron, esta medida se faz necessária, considerando que nem todos estão conscientes sobre a gravidade da situação e não cumprem as regras. “Estamos nos esforçando para fazer com que as pessoas entendam que o distanciamento social, por enquanto, é a nossa única arma contra o coronavírus. Não gostaríamos de ter que fechar o comércio novamente, pois esta alternativa pode trazer consequências drásticas para centenas de famílias que podem perder seus empregos”, comenta.
Neste domingo (26 de julho) a Força de Segurança retorna para as ruas de Lages na fiscalização do cumprimento do Decreto Municipal e Estadual no combate e prevenção ao novo Coronavírus.
Fotos: Aline Tives
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!