Esta atividade econômica está crescendo no município nos últimos anos
Texto: Henrique Beling
Na última semana este em Lages, Richard Lohn, fundador da cervejaria LohnBeer. Sua visita na cidade foi para compartilhar sua experiência na cultura e turismo cervejeiro. No encontro estiveram presentes o coordenador de Projetos da Ambev Felipe Sommer, Aline Trindade, gerente da Cervejaria Santa Catarina da Ambev em Lages, Luís Carlos Pinheiro Filho, executivo de Turismo, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, da Prefeitura, Nelson Beretta, diretor da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca e Alexander Creuz, presidente da Associação Brasileira de Produtores de Lúpulo (Aprolúpulo). Prestigiaram o encontro também, os principais cervejeiros artesanais do município, núcleo de cervejarias da Associação Empresarial de Lages (ACIL).
Na ocasião Richard autografou e doou seu livro recém lançado que conta a história da Lohn, difundindo seu conhecimento aos produtores locais, promovendo o intercâmbio de conhecimento e experiência para a região da Serra Catarinense.
Felipe Sommer, da Ambev, apresentou o projeto da empresa que visa o fomento da cultura do Lúpulo na região Serrana, de Santa Catarina, através da agricultura familiar. “A implementação da nossa lavoura experimental, a construção do viveiro para fornecimento gratuito de mudas e a construção da Planta de Beneficiamento eliminam as principais barreiras para que a cultura do lúpulo decole na região. Isso tudo, aliado a sua privilegiada condição agrícola, geográfica e turística tem potencial para transformar Lages na capital brasileira do Lúpulo”, disse.
O executivo de Turismo, da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Luís Carlos Pinheiro Filho, lembra que o cultivo do lúpulo e o trabalho de alguns produtores já existe em Lages há alguns anos e justificou que “neste processo e nesta cadeia, pode-se criar inúmeros produtos baseados em cerveja, complementando tudo o que está acontecendo no setor cervejeiro da Serra de Santa Catarina, desde o aumento substancial da produção de lúpulo, colocando Lages como um dos melhores lugares para o cultivo deste insumo fundamental na fabricação de cerveja, até as cervejas artesanais, os oito empreendimentos, vários já com suas instalações produtoras montadas e espaços que podem agregar na vida cotidiana das pessoas e também nas rotas turísticas cervejeiras”. Pinheiro ainda completou: “Portanto, demonstra-se todo o esforço no sentido de transformar Lages em um polo cervejeiro no Sul do Brasil, e as conexões desta cadeia, promovem a cidade. Consequentemente, para o turismo, essencial, pois a cerveja é um grande atrativo”.
Ao final, foi apresentado aos participantes o mais recente produto da Lohn, a cerveja Green Belly, a primeira cerveja produzida em escala industrial com o lúpulo de Santa Catarina.O nome da cerveja é uma homenagem carinhosa à expressão "barriga verde".
Cenário Nacional Cervejeiro
O setor que vem crescendo no Brasil e é o terceiro maior do mundo. O colegiado da Câmara da Cerveja tem debatido medidas para atender as demandas do setor e fomentar a produção nacional.
Nos Estados Unidos, as cervejarias artesanais movimentam 27 bilhões de dólares por ano. No Brasil, não há dados específicos sobre a economia das empresas artesanais, a não ser os dados do próprio Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a partir do registro formal de novas fábricas.
A Câmara da cerveja é composta por representantes de toda a cadeia produtiva: Associação Brasileira de Produtores de Lúpulo (Aprolúpulo), Associação Brasileira da Cerveja Artesanal (Abracerva), a Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe), a Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil) e o Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv).
O número de empreendimentos cervejeiros registrou crescimento superior a 30% nos últimos dois anos no Brasil, tendo os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Santa Catarina como destaques nacionais no segmento.
Em 2020, até a primeira quinzena de fevereiro, o país mantinha 1.171 cervejarias em atividade cadastradas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), acima dos 889 estabelecimentos registrados em 2018.
Fotos: Henrique Beling
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!