Coronavírus: Prefeito Ceron cobra mais leitos de UTI para a Serra Catarinense
20/07/2020 17:23:35
Saúde 20/07/2020 17:23:35
Coronavírus: Prefeito Ceron cobra mais leitos de UTI para a Serra Catarinense
O pedido do prefeito ao Governo do Estado é para que sejam providenciados mais leitos de UTI na nova torre do Hospital Tereza Ramos, além dos dez leitos que já estão sendo encaminhados na ala antiga
O prefeito Antonio Ceron participou, na tarde desta segunda-feira (20 de julho), de uma audiência pública realizada por videoconferência pela Assembleia Legislativa (Alesc). O objetivo foi discutir o planejamento do governo estadual no enfrentamento da pandemia nos municípios catarinenses. Participaram prefeitos das maiores e principais cidades do Estado, onde a situação da pandemia tem maior gravidade no momento.
Participaram também o secretário de Estado da Fazenda, Paulo Eli; o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro; o presidente da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), OrildoSevergnini; representantes de associações de municípios, entidades ligadas à saúde, além dos deputados que integram a comissão.
A comissão especial da Alesc foi criada para acompanhar os gastos do Estado no combate ao coronavírus. A audiência serviu também para o presidente da comissão especial, deputado Marcos Vieira (PSDB), ouvir as demandas e esclarecer as dúvidas dos municípios sobre o enfrentamento da doença, cujos índices têm piorado nas últimas semanas.
O prefeito Ceron representou os 18 municípios da Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures), que trabalham de maneira uniforme no enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19), padronizando ações e decretos municipais. “Até dias atrás estávamos numa situação de relativa tranquilidade. Infelizmente com a chegada do frio mais forte nossa situação se agravou”, explicou o prefeito aos participantes da reunião.
Ceron destacou também que Lages iniciou os trabalhos do Gabinete Emergencial de Enfrentamento ao Covid-19, em março, com 19 leitos de UTI. E hoje, final de julho, a região continua com o mesmo número de leitos. Nos últimos diasos hospitais chegaram a ter 100% dos leitos adultos de UTI destinados à Covid-19 ocupados. “Contamos com a expectativa de dez novos leitos imediatos no Hospital Tereza Ramos, na ala antiga. Mas pedimos uma atenção especial do secretário de Estado da Saúde para a instalação de novos leitos também na nova torre do hospital”, solicita o prefeito.
A inauguração da nova estrutura do Hospital Tereza Ramos está marcada para o mês de agosto, e o pedido do prefeito Antonio Ceron é de que sejam providenciados novos leitos de UTI neste espaço, o mais rápido possível.
Estão sendo encaminhados também outros dez leitos no Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, com tratativas avançadas nas instalações e contratação de profissionais, com expectativa de que esteja tudo pronto até esta quarta-feira (22 de julho). “Especialistas da área da saúde nos apontam que nas próximas semanas teremos o ponto mais agudo da Covid-19 em nossa região, por isso precisamos estar preparados. Precisamos urgentemente de novos leitos de UTI”, finaliza o prefeito.
Texto: Aline Tives
Foto: Divulgação
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!