Dados de pesquisa 2018, (Seguros DPVAT) apontam para 38.281 indenizações por morte, no Brasil, ou 104 mortes por dia no trânsito
Professores e acadêmicos da área de Educação participam nesta quarta-feira (19 de junho) do curso de Multiplicadores em Educação no Trânsito, promovido e organizado pela Prefeitura de Lages, através da Diretoria de Trânsito (Dietran). Iniciadas às 20h30, no Teatro do SESC, as atividades educacionais se estenderão até às 17h30, com intervalo para o almoço.
Pela manhã, desenvolveu-se palestra de Irene Rios, ela que é mestra em Educação e especialista em Meio Ambiente, Gestão e Segurança no Trânsito. Atuando também como Designer Educacional no Laboratório de Transportes e Logística (UFSC/DNIT), e exercendo atividades no Programa Nacional de Educação para o Trânsito e no Projeto Escola: Percepção de Risco no Trânsito. Irene tem várias publicações (livros) sobre o tema “Educação e Segurança no Trânsito”.
Com este curso, a Diretran, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação, cumpre com o que determina a Lei Municipal 3401 de 27 de setembro de 2007 que tornou obrigatória a Educação no Trânsito nas escolas. Esta norma está prevista também no Código de Trânsito Brasileiro, em seu artigo 76, parágrafo único. A norma está prevista no Código de Trânsito Brasileiro, em seu artigo 76, parágrafo único.
A gerente municipal de Educação no Trânsito, Aracelly de Oliveira, explica que o curso consiste de dinâmica de grupos e de palestras, centradas no programa pedagógico da Educação no Trânsito. “Desde 2008, a Prefeitura promove, efetivamente, a Educação No Trânsito, a partir das escolas. As palestras educativas são ministradas de forma permanente nas unidades educacionais de Lages e em municípios vizinhos”, fala a gerente.
A pedagogia educativa da Diretran é desenvolvida também através de pistas simuladas de trânsito, sendo uma itinerante, a qual é deslocada conforme a demanda de eventos sociais e educacionais realizados no município, e outra implantada em um barracão, localizado em frente à Secretaria da Saúde, na rua Sete de Setembro. Trata-se de pista educativa 3D, simulando ambiente urbano por onde circulam diariamente os veículos automotores. “Neste espaço apropriado, que deverá ser inaugurado no mês de julho, atenderemos a demanda educacional de Lages e região da Amures”, disse Aracelly.
Na abertura do curso, estiveram presentes o vice-prefeito Juliano Polese, o diretor municipal de Trânsito, Newton Silveira Júnior, a secretária da Educação, Ivana Michaltchuk, e a gerente da Diretran, Aracelly Oliveira.
“Se todos tivessem mais consciência e seguissem as normas da legislação, não haveria número alarmante de acidentes e vítimas da insegurança no Trânsito”, alertou o vice-prefeito Juliano Polese.
Palestra
Irene Rios iniciou sua palestra dizendo que a “Educação é o instrumento capaz de formar cidadãos mais conscientes e preparados para enfrentar a vida. E trabalhar a questão da Educação para o Trânsito é um caso urgente”.
Questionamentos importantes são necessários, para as respostas que se tem de alcançar, em meio ao caos e a tragédia em que se transformam rodovias, ruas e avenidas. “O que estou fazendo para melhorar o Trânsito? O que está acontecendo no Trânsito?
Irene Rios apresentou dados alarmantes e reais. “Hoje, o trânsito mata mais do que o câncer, perdendo somente para as doenças cardíacas e respiratórias, no ranking das causas de mortes. Dados do Seguros DPVAT (2018) registram 38.281 indenizações por morte, ou seja, ocorreram, conforme pesquisa, diariamente, no Brasil, 104 mortes no trânsito”.
Outros números refletem o problema que somente através da Educação poderão ser diminuídos e combatidos: 228.102 pessoas sofrem com sequelas permanentes derivadas de acidentes com veículos automotores (conforme pesquisa), ou 624 pessoas diariamente, ao longo do ano de 2018.
Em resumo, conforme afirmou a palestrante, o trânsito está tirando a segurança, a saúde e vida das pessoas. Se pararmos para pensar, refletir, é uma tragédia que precisa de atenção mais do que especial das autoridades e educadores, com urgência.
Serviço:
O QUÊ – Curso de Multiplicadores em Educação no Trânsito;
QUANDO: Dia 19 de junho das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30;
ONDE: Teatro do SESC, na avenida Dom Pedro II (ao lado da rodoviária);
INICIATIVA: Prefeitura de Lages/Diretran, em parceria com a Secretaria da Educação;
PÚBLICO ALVO: Professores da rede de ensino e acadêmicos de licenciaturas pedagógicas;
Fotos: Iran Rosa de Moraes
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!