Educação faz chamada pública para professores ACTs

Os aprovados no processo seletivo devem estar atentos. A partir da próxima semana haverá chamada pública todas as quintas-feiras, na Secretaria de Educação, às 8h. Os candidatos às vagas também serão avisados por telefone e e-mail

Segundo Marimilia, cada candidato será contatado também por telefone, garantindo a transparência do processo (Foto: Sandro Scheuermann)

A Secretaria Municipal de Educação promoveu, em 2013, processo seletivo para contratação de professores regentes de turma em caráter temporário para o ano letivo de 2014 na educação infantil e ensino fundamental. Lançado o edital, a primeira chamada pública ocorreu em dezembro. Após análise pela comissão do processo ficou definido que os próximos candidatos aprovados serão comunicados através de chamadas públicas ao longo do ano.

Anteriormente pensou-se na possibilidade de avisá-los somente por telefone, medida que não foi descartada, mas não será a única forma. “Queremos tornar o processo o mais transparente possível, porque algumas pessoas estão preocupadas com a hipótese de não receberem o comunicado. Ficou acordado que, a partir da próxima semana, haverá chamada pública toda quinta-feira, na Secretaria de Educação, às 8h”, afirma a secretária de Educação, Marimilia Coelho.

Mas antes ainda, as vagas existentes para os admitidos em caráter temporário (ACTs) estarão disponibilizadas no Portal da prefeitura (www.lages.sc.gov.br) e no site da secretaria (www.seml.com.br), além de e-mails enviados às escolas e ao Sindicato Municipal dos Profissionais de Educação de Lages (Simproel).

Transparência

Além da chamada pública, que ocorrerá durante todo o ano, sempre nas quintas-feiras, cada candidato será contatado por telefone, garantindo a transparência do processo, para que nenhuma pessoa fique desavisada sobre a possibilidade de ter sido chamada para a vaga e que todos acompanhem o quadro que está sendo fechado em 2014.

De acordo com Marimilia, a secretaria não tem como precisar quantas vagas estarão disponíveis ao longo do ano, mas até o momento foram chamadas 418 pessoas para preencherem as dos profissionais que estão fora das salas de aula, ou seja, que estão na parte administrativa das escolas, como diretores, diretores auxiliares e orientadores. “Elas já fizeram contrato e ocuparão seus respectivos cargos conforme o cronograma, iniciando as atividades no dia 6 de fevereiro. As vagas de sala de aula que vão surgindo por professores que devem sair de licença para mestrado ou tratamento de saúde, assim que forem sendo abertas faremos a chamada”, finaliza.

Data: 31/01/2014