Prefeito Antonio Ceron destaca investimentos a empresários e maçons de Lages

Chefe do Executivo de Lages teve a oportunidade de explanar e opinar sobre diversos assuntos
Prefeito Antonio Ceron destaca investimentos a empresários e maçons de Lages Fotos: Pablo Gomes

As principais ações executadas em 15 meses de mandato foram destacadas pelo prefeito de Lages, Antonio Ceron, em dois eventos na noite da última segunda-feira, dia 12. Ele esteve na Associação Empresarial de Lages (Acil) e na Loja Maçônica Templários da Justiça a convite das entidades e teve a oportunidade de explanar e opinar sobre diversos assuntos.

Ceron destacou o corte do quadro de servidores municipais de 5,6 mil para 4,7 mil pessoas e reforçou o compromisso de não ultrapassar a marca de cinco mil. Lembrou ainda a redução de 428 para 299 vagas nos cargos comissionados, a adoção do horário integral de trabalho na Prefeitura e a renegociação de dívidas antigas do município com fornecedores.

O prefeito destacou a capacidade técnica do colegiado, os investimentos de R$ 40 milhões a mais que o mínimo exigido por lei em saúde e educação apenas em 2017 e a autonomia financeira da Secretaria Municipal de Água e Saneamento (Semasa), o que permitiu importantes ações. Dentre as quais, o avanço do Complexo Araucária para 99% e a retomada do Complexo Ponte Grande, cujas obras foram reiniciadas na semana passada.

No campo da saúde, Ceron enalteceu a retomada da construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas no bairro Universitário, que estava abandonada em 23% e hoje já chega a 60%; e a redução de 14 mil para oito mil pessoas na fila de espera por exames.

Infraestrutura, fiscalização e grandes eventos também em pauta

Sobre infraestrutura, o prefeito falou das melhorias nas estradas do interior, da pavimentação da rodovia da Coxilha Rica, da Avenida das Torres e da Avenida Nossa Senhora da Penha, além das mais de 20 ruas asfaltadas apenas no primeiro ano de mandato. Também lembrou das ações nos bairros, inclusive aos sábados e domingos.

Ceron ainda comentou sobre a atuação da Prefeitura, em parceria com a Polícia Militar e com apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), na fiscalização aos ambulantes de outras cidades que vêm a Lages praticar o comércio irregular, injusto e desleal contra o empresário formal, colocando em risco a saúde pública e a economia lageana.

O prefeito falou também sobre a revitalização do Centro de Lages, com o edital de licitação em fase final, e do Mercado Público, com o processo licitatório já tendo inclusive as empresas interessadas em executar as obras.

Por fim, Antonio Ceron destacou os grandes eventos como o Natal Felicidade e os Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), a transformação do entorno do Ginásio Jones Minosso em um espaço de esporte e lazer e o retorno do tradicionalismo à Festa Nacional do Pinhão, cuja 30ª edição ocorrerá de 25 de maio a 3 de junho.

“Mesmo com grandes dificuldades financeiras, conseguimos fazer muito neste primeiro ano, sempre com respeito às pessoas e ao dinheiro público. Tivemos um grande apoio do Governo do Estado e vamos continuar trabalhando para melhorar a qualidade de vida da nossa gente”.