Notícias

Começam as comemorações da Semana Farroupilha 2017


Uma vasta programação contempla as comemorações alusivas à  Semana Farroupilha
Começam as comemorações da Semana Farroupilha 2017 Anexos: divulgação

A programação da Semana Farroupilha 2017, realizada em conjunto com a Prefeitura de Lages e o CTG Planalto Lageano, inicia nesta quarta-feira (13) com abertura oficial, no Lages Garden Shopping, às 19h, com mateada e apresentações artísticas. Na noite de quinta-feira (14) a programação se repete com mateada e apresentações artísticas, porém, na Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac). E, na sexta (15) no Supercenter Ageloni.

A Semana Farroupilha, com o tema “Lages Boi de Botas eu Sou!” tem como objetivo valorizar a bravura do povo serrano, através do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Planalto Lageano em parceria com a Prefeitura de Lages, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Fundação Cultural e demais secretarias da prefeitura. A programação conta com o apoio do SESC, supermercados Angeloni e Myatã, Lages Garden Shopping, Uniplac, envolvendo os CTG Anita Garibaldi, Barbicacho Colorado e Garrão de Potro. A programação transcorre de 13 a 23 de setembro.

O executivo de Turismo, Luis Carlos Pinheiro Filho, destaca a importância da união da classe tradicionalista de Lages. Segundo ele, a partir da união de esforços e junto ao poder público será possível comemorar uma data tão significativa para a região serrana, e que é também marcada pelos caminhos das tropas. Além disso, tem a relação intimista com os vizinhos do RS, através da culinária, costumes, cavalgadas e a lida no campo. Vale destacar o fato de Lages estar localizada na maior região de SC, através dos campos e coxilhas, com suas criações degado, cavalos, numa cultura que sustenta a história ao longo dos 251 anos de Lages.

No sábado (16) acontecerá a alvorada festiva e café campeiro, na sede do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), a partir das 6h30. Às 8h30, iniciará o Desfile Farroupilha, com saída do MTG, passando pelo Calçadão da Praça Joao Costa, até a sede do CTG Planalto Lageano, no Bairro Cruz de Malta, onde será servido um almoço festivo. A programação segue durante a tarde de sábado, com apresentações artísticas.

De 17 a 20 de setembro, a programação será realizada na sede do CTG Planalto Lageano, onde acontecerão mateadas, apresentações artísticas, visitações e oficinas de artesanatos. A solenidade de encerramento está prevista para o dia 20 de setembro, às 20h30.

 

A programação nativa se estende

Na quinta, dia 21 de setembro, às 22h30, ainda com envolvimento nativista, haverá o show "Gaúchos" com Rogério Villagran E Jari Terres no Galpão Bar Gaúcho. Os ingressos já estão à venda.

Entre os convidados da Semana Farroupilha 2017, estão o artista Mauro Moraes, que se apresenta no Teatro do SESC, na sexta-feira, dia 22 de setembro, às 20h. Moraes é cantor e compositor uruguaianense premiado em todos os grandes festivais de música. Possui 15 CD’s gravados. Entre 1999 e 2007 recebeu seis troféus AÇORIANOS DE MÚSICA, (Dois prêmios de Melhor Disco Regional e Quatro prêmios como Melhor Compositor de música Regional). Foi homenageado em novembro de 2002 na Câmara Municipal de Porto Alegre com o Prêmio “LUPICÍNIO RODRIGUES” pelo conjunto da obra cultural e arte rio-grandense.

Destaque para a presença do artista Uilian Michelon, no dia 23 de setembro, no Teatro do SESC, às 20h. O espetáculo instrumental apresentado pelo acordeonista Uiliam Michelon oferece ao público uma síntese da música feita com seriedade e dedicação à arte. O repertório é composto, na sua grande maioria, por composições autorais do acordeonista, refletindo suas várias influências, que passeiam pela música tradicional, chamamé, tango, jazz, mpb e música clássica, resultando em nuances de campo e cidade, tradicional e contemporâneo.

Também no dia 23 de setembro, acontecerá o Jantar Comemoração do Dia do Gaúcho, às 20h30. com o Conjunto de Arte Folclórica Garrão de Potro, na Associação dos Aposentados, na Av. Belizário Ramos, próximo à ACIL, que contará com apresentação de danças tradicionais gaúchas, além de sorteios e brindes durante o jantar.

 

PROGRAMAÇÃO SEMANA FARROUPILHA 2017:

 

* QUARTA-FEIRA 13/09/2017

Local: LAGES GARDEN SHOPPING / UNIASSELVI

19 hs – Abertura e Divulgação da Semana Farroupilha 2017

20 hs – Mateada e Apresentações Artísticas

 

* QUINTA-FEIRA 14/09/2017

Local: UNIPLAC

19hs – Mateada e Divulgação da Semana Farroupilha 2017 (UNIPLAC)

 

* SEXTA-FEIRA 15/09/2017

Local: SUPER CENTER ANGELONI

19hs – Divulgação da Semana Farroupilha 2017

20hs – Mateada e Apresentações Artísticas

 

* SÁBADO 16/09/2017

Local: Sede MTG / Sede Social do CTG Planalto Lageano

06h30 – Alvorada Festiva

07h30 – Café Campeiro

08h30– Início Desfile Farroupilha (Sede do MTG)

09hs – Mateada (Calçadão Praça João Costa)

09hs – Divulgação Evento Farroupilha (Calçadão Praça João Costa)

12hs – Recepção Desfile Farroupilha na sede do CTG Planalto Lageano

12hs – Almoço Festivo

15hs – CTG Planalto Lageano (Apresentações Artísticas)

16hs – Quarteto Yupanqui

17hs – CTG Anita Garibaldi (Apresentações Artísticas)

18hs – Encerramento Grupo Chama de Fronteira

 

Local Espaço Cultural Angeloni

11hs- Apresentação Fábrica de Gaiteiros do SESC

12hs - Luiz Guazeli – Espaço Cultural Angeloni

 

* DOMINGO 17/09/2017

Local: Sede do CTG

14hs – Mateada Farroupilha

15hs - CAF Garrão de Potro (Apresentações Artísticas)

16hs – Show Grupo Encanto Regional (Lucas e Amanda)

17hs – CTG Planalto Lageano (Apresentações Artísticas)

18hs – Show Grupo Tranças e Cordas

19hs – Show CrissChardozino

 

* SEGUNDA-FEIRA 18/09/2017

Local: Sede Social CTG

14hs – Visita Guiada Museu

15hs – Visitação Semana Farroupilha Sede do CTG

15hs – Oficina Artesanato - Prendado

19hs – Recepção Sede CTG

20hs – Palestra - O Trajar do Gaúcho – Fernando Luiz

 

TERÇA-FEIRA 19/09/2017

Local: Sede Social CTG

14hs – Visita Guiada Museu

15hs – Visitação Semana Farroupilha Sede do CTG

15h30 – Oficina Artesanato - Prendado

19hs – Recepção Sede CTG

20hs – Oficina “Nó de lenço”

 

* QUARTA-FEIRA (20.09.17)

Local: Sede Social CTG

19hs – Recepção Sede CTG

20hs – CTG Raízes da Serra (São José do Cerrito)

20hs – Solenidade de encerramento da Semana Farroupilha

21hs – Entrega do Certificado/troféu – “Boi de Botas”

21h30 – Ato Solene Encerramento

 

QUINTA-FEIRA (21.09.17)         

22h30 -Show "Gaúchos" Rogério Villagran E Jari Terres

Local Galpão Bar Gaúcho

Sexta - 22 de setembro

20hs - Mauro Moraes Teatro do SESC

Moraes é cantor e compositor uruguaianense premiado em todos os grandes festivais de música, possui 15 CD’s gravados. Entre 1999 e 2007 recebeu seis troféus AÇORIANOS DE MÚSICA, (Dois prêmios de Melhor Disco Regional e Quatro prêmios como Melhor Compositor de música Regional). Foi homenageado em novembro de 2002 na Câmara Municipal de Porto Alegre com o Prêmio “LUPICÍNIO RODRIGUES” pelo conjunto da obra cultural e arte rio-grandense.

 

SÁBADO –( 23.09.17)

20hs – Uilian Michelon Teatro do SESC

O espetáculo instrumental apresentado pelo acordeonista Uiliam Michelon oferece ao público uma síntese da música feita com seriedade e dedicação à arte. O repertório é composto, na sua grande maioria, por composições autorais do acordeonista, refletindo suas várias influências, que passeiam pela música tradicional, chamamè, tango, jazz, mpb e música clássica, resultando em nuances de campo e cidade, tradicional e contemporâneo

Mais sobre o músico: Uiliam Michelon é Músico (Acordeonista), Arranjador, Compositor e Professor de Acordeom. Natural de Vacaria/RS. Teve como principais professores os senhores João Maria Pinheiro da Rosa (Vacaria/RS) e Oscar dos Reis (Caxias do Sul/RS), tendo este último, feito especializações em acordeom na Rússia, Itália e Espanha, com os principais nomes do acordeom mundial.

 

20h30 - Jantar Comemoração do Dia do Gaúcho

Conjunto de Arte Folclórica Garrão de Potro, na associação dos aposentados, na Av. Belizário Ramos, próximo a ACIL, às 20hs. Cardápio: *massas, *galeto, *saladas, *polenta. Terá também apresentação das danças tradicionais gaúchas. Sorteio de brindes e bingo.