Notícias

XII Congresso de Educação do Município já conta com quase 1.400 inscrições


O evento foi totalmente reformulado. A ideia é envolver vários segmentos da sociedade e para isso serão realizados 168 grupos de trabalhos
XII Congresso de Educação do Município já conta com quase 1.400 inscrições Fotos: Toninho Vieira

O XII Congresso de Educação do Município está programado para os dias 28 e 29 de setembro. A abertura será na quinta-feira (28), no Centro Serra, a partir das 14 horas, com o credenciamento dos participantes e em seguida as apresentações artísticas e culturais. Às 16 horas inicia a mesa-redonda da Política Educacional Brasileira e os Planos de Educação e, às 19 horas, está programada a conferência da poetisa, psicóloga, psicanalista e doutora em filosofia, Viviane Mosé. As inscrições para o evento vão até o dia 19 de setembro e podem ser feitas através do site da Secretaria Municipal da Educação: www.educacaolages.sc.gov.br. Até esta terça-feira (12) haviam sido contabilizadas 1.361 inscrições.

De acordo com a secretária de Educação, Valdirene Vieira, o Congresso está com um formato diferenciado, mas que contempla todas as necessidades dos profissionais em educação da rede pública e privada de ensino de toda a região serrana. “O Congresso de Lages se tornou uma referência e um dos maiores eventos da área em todo Estado. Por isso, foi de fundamental importância as parcerias firmadas com as diversas instituições para a realização deste evento”, salientou.

O XII Congresso de Educação tem como tema “Educação Permanente: Diversidade, Sentidos e Práticas”. A certificação dos participantes será digital. “Nossa equipe está fazendo um grande trabalho de organização. Tudo está sendo pensado nos significados humanísticos como a solidariedade, a cooperação e respeito. Isto está explícito no nosso cartaz de divulgação na foto central, em que alunos da rede municipal simbolizam o Ubuntu, uma palavra, um conceito moral da filosofia africana”, explicou.

Grupos de Trabalhos e Mesas-Redondas

Outro diferencial do Congresso de Educação 2017 é a realização de 168 grupos de trabalhos e mesas-redondas espalhados pela cidade. As inscrições para as oficinas também podem ser feitas através da Internet: www.educacaolages.sc.gov.br, de acordo com a área de interesse. “Importante lembrar que o Congresso não é dirigido apenas aos professores, mas sim para a comunidade interessada nesta temática de discussão e nos temas dos grupos”, disse Valdirene.

Aulas normais nos Ceims e Escolas até o meio-dia de quinta-feira (28)

A Secretaria Municipal da Educação está informando à comunidade em geral que as aulas nos Centros de Educação Infantil Municipal (Ceims) e Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs) serão normais até ao meio-dia (12 horas) do dia 28 (quinta-feira). No período da tarde e durante todo o dia de sexta-feira (29) não haverá aula nas unidades escolares da rede pública municipal, pois os professores estarão participando do XII Congresso de Educação do Município.